Blog Santo Antônio
Notícias

O período para solicitar isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 se encerra na próxima sexta-feira (25). O prazo de inscrição para a prova ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Em nota, a pasta informou que interessados na isenção da taxa devem fazer a solicitação por meio da Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br.

“Quem não lembrar a senha da conta poderá recuperá-la seguindo as orientações da plataforma”, orienta o MEC.

De acordo com o MEC, participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem em 2024 precisam justificar a ausência caso queiram participar da edição de 2025 gratuitamente.

Entenda

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, prevê a gratuidade da taxa de inscrição para pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:

  • matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
  • aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
  • participantes do programa Pé-de-Meia.

Documentação

Para não pagar a taxa de R$ 85, o MEC exige que sejam apresentados os seguintes documentos, no intuito de comprovar que o candidato não tem condições financeiras de pagar pela inscrição no Enem:

  • documento de identificação do estudante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; 
  • declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de bolsista, deve ser incluída declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio;
  • comprovante da renda declarada referente ao mês corrente ou até três meses anteriores;
  • comprovante de pagamento (holerite ou contracheque, recibo de pagamento por serviços prestados, envelope de pagamento e/ou declaração do empregador, entre outros);
  • declaração original, assinada pelo próprio interessado, para autônomos e trabalhadores em atividades informais, contendo as seguintes informações: nome, atividade que desenvolve, local onde a executa, telefone, há quanto tempo a exerce e renda bruta mensal em reais;
  • extrato de rendimentos fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou por outras fontes, referente à aposentadoria, auxílio-doença, pensão, pecúlio, auxílio-reclusão e previdência privada. Na ausência desses documentos, apresentar extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício;
  • recibo de comissões, aluguéis, pró-labores e outros;
  • recibo de seguro-desemprego e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • rescisão do último contrato de trabalho;
  • comprovante do valor da pensão alimentícia (na ausência desse documento, apresentar extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor);
  • comprovantes de benefícios concedidos por programas sociais, como o Bolsa Família;
  • declaração original da pessoa que concede ajuda financeira ao interessado, pagamento de despesas com escola ou de outras despesas, contendo as seguintes informações: nome, endereço, telefone, valor concedido e finalidade;
  • comprovante de residência (conta de água, energia elétrica, gás, telefone, carnê de IPTU, correspondências oficiais ou bancárias);
  • para beneficiários do CadÚnico: cópia do cartão com o NIS válido que contenha nome completo e CPF da mãe do participante. 

Cronograma

  • Solicitação de isenção da taxa/justificativa de ausência: 14 a 25 de abril;
  • Resultado das solicitações de isenção da taxa/justificativa de ausência: 12 de maio;
  • Período de recursos: 12 a 16 de maio;
  • Resultado dos recursos: 22 de maio.

O exame

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a prova para selecionar estudantes: os resultados são utilizados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: Agência Brasil

Na manhã desta terça-feira, 8, por volta das 40, a guanição de serviço do 4º Pelotão/Oliveira dos Brejinhos, foi acionada para atendender uma denúncia em que um homem estaria tentando invadir a casa da sua ex esposa, nas imediações da rua Dr Ismael Ribeiro, centro de Oliveira dos Brejinhos, quebrando medida protetiva.

De imediato a equipe se deslocou até o local, identificando o suspeito que aparentava estado de embriaguez, sendo conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos.

Fonte: Ascom 28ª CIPM

0adf5844-1186-4678-94c3-ff6a683db7a0

e0e018d9-192f-4368-bee3-505baf0cbf61

Nesta terça-feira, 22 de abril, o Colégio Estadual Constantino Catarino de Souza, localizado no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, promoveu, durante todo o dia, uma série de homenagens e ações de acolhimento em memória do vigilante Alef Moura, assassinado a tiros no início da noite da última quinta-feira, 17.

Alef foi atingido por disparos efetuados por um indivíduo ainda não identificado, que chegou à escola alegando estar procurando um motorista de aplicativo (Uber). Na ocasião, o vigilante já havia encerrado seu turno e passava o posto para o colega responsável pelo plantão noturno. Naquele dia, não havia aulas na unidade devido ao recesso da Páscoa.

Durante a tarde desta terça, alunos, professores, direção e colegas de trabalho de Alef participaram de uma emocionante homenagem, marcada por palavras de conforto, reflexões sobre a importância da vida, valores e um forte apelo por mais segurança nas instituições de ensino. Ao final da cerimônia, balões brancos foram lançados ao céu, simbolizando paz e despedida.

c8e4a630-db19-47d7-ad4a-9ee5422fe9a2

80b13490-5651-46a3-b20d-c8e0b7189559

O colégio segue com ações de acolhimento aos alunos, pais, professores e demais profissionais, em um momento de profunda dor e consternação. O repórter Weslei Santos esteve no local e entrevistou a diretora da escola, a Sra. Elaine, que relatou que Alef não havia demonstrado sinais de preocupação ou mencionado qualquer tipo de ameaça nos últimos dias.

Alunos e o vice-diretor Marcelo também conversaram com o repórter e destacaram a figura de Alef como um profissional atencioso, companheiro e muito querido por todos da comunidade escolar.

A polícia segue investigando o caso. Enquanto isso, o Colégio Constantino Catarino busca forças para seguir em frente, preservando a memória de um profissional que marcou a vida de muitos com sua dedicação e humanidade.

Fonte: Blog do Sigi Vilares

Nos dias 18 e 19 de abril, centenas de pessoas se emocionaram com a encenação do espetáculo "A Paixão de Cristo", considerado o maior espetáculo a céu aberto da região Oeste da Bahia.

O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, aconteceu na Praça da Bíblia, em Luís Eduardo Magalhães, e contou com um elenco numeroso e dedicado, formado por mais de 60 pessoas, entre atores da Associação Paixão de Cristo e bailarinos da Escola de Dança Jéssica Amaral.

O balé trouxe ainda mais sensibilidade às cenas, emocionando o público com interpretações marcantes.

Um show de fogos abrilhantou momentos importantes da apresentação, como a crucificação e a elevação ao céu, levando a emoção a outro nível e arrancando aplausos de pé da plateia.

A dona de Casa Maria dos Santos falou sobre o espetáculo. "Eu fiquei muito emocionada, foi tudo muito bonito e feito com muito carinho pra contar sobre o amor de Jesus pela humanidade", declarou.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

Em uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Centro de Controle de Zoonoses e 83ª Companhia da Polícia Militar, 57 aves silvestres e exóticas foram apreendidas em uma residência de Barreiras. A operação, batizada de Voo Livre, foi deflagrada após denúncia anônima e revelou um cenário de irregularidades e maus-tratos contra os animais.

Durante a fiscalização, além das aves, também foram encontrados três cães – dois da raça Pitbull e um Pastor Alemão – e 37 gaiolas vazias. Os pássaros não possuíam identificação oficial, como anilhas cadastradas, caracterizando a prática ilegal de criação e comercialização de animais silvestres. As condições em que estavam os animais eram precárias: sem alimentação adequada, com água suja e sinais de negligência, incluindo aves sem penas.

A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente realizou a catalogação das espécies encontradas. Entre elas estavam cardeal, azulão, trinca-ferro, canário da terra, estevão, bigodinho, papa-capim e papagaio, entre outras. De acordo com o órgão ambiental, essa foi a maior apreensão de aves já registrada no município.

“Após a operação, as aves silvestres foram soltas em uma área de mata na região do Rio Branco, devolvendo os animais ao seu habitat natural. Já as espécies exóticas foram encaminhadas para reabilitação, em local apropriado. O responsável pela residência responderá por crime ambiental, conforme prevê a legislação vigente. A operação reforça o compromisso dos órgãos ambientais e de segurança pública com o combate ao tráfico e aos maus-tratos de animais”, pontuou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior.

Fonte: DIRCOM, Prefeitura de Barreiras

A edição 2025 da Páscoa na Praça transformou o centro de Barreiras em um espaço de celebração, lazer e oportunidades de negócios durante a Semana Santa. Realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Agricultura e Tecnologia, e Indústria, Comércio e Serviços, a programação atraiu centenas de famílias à Praça Castro Alves e à tradicional Vila do Peixe.

Com ambiente decorado, atrações musicais e praça de alimentação diversificada, a Praça Castro Alves se tornou o principal ponto de encontro durante os quatro dias de evento. O público contou ainda com espaços instagramáveis, apresentações de artistas locais como Ramon Arievilo, Bella Cruz e Daniel Cruz, além da feira de artesanato organizada pela Associação Barreirense de Artesanato (Asbart).

Ao lado do marido João Paulo e da filha Lara, a moradora Raquel Silva elogiou a estrutura do evento. “A praça está linda, cheia de vida e com muitas opções para as crianças. Foi uma surpresa muito positiva ver nossa cidade com uma programação assim, que acolhe e encanta toda a família”, comentou.

Além do entretenimento, o evento impulsionou o comércio local. Mais de 35 empreendedores participaram da Páscoa na Praça, e outros 14 produtores comercializaram seus produtos na Vila do Peixe, que ofereceu pescados variados como tambaqui, pintado, panga, tilápia, surubim, dourado, pirarucu, além de camarões frescos e secos. Segundo a Secretaria de Agricultura e Tecnologia, foram vendidas mais de 20 toneladas de pescado, com um público estimado em duas mil pessoas durante a semana.

Recém-chegado a Barreiras, o empreendedor Davi Camilo, natural de Goiânia, comemorou o sucesso nas vendas. “A estrutura oferecida pela Prefeitura, sem cobrança de taxas, foi essencial. Pude apresentar meus produtos e ainda tive um ótimo faturamento. Foi uma experiência muito positiva, que mostra o quanto Barreiras acolhe e valoriza o pequeno empreendedor”, afirmou.

O prefeito Otoniel Teixeira participou do evento ao lado da primeira-dama Chaliny Matutino, do vice-prefeito Túlio Viana, do ex-prefeito Zito Barbosa e dos secretários e subsecretários Joaquim Neto, Inácio Macedo, Moriá Hummel e Cristiane Pacheco, também de vereadores e demais secretários e subsecretários municipais. Ele destacou o simbolismo da Páscoa e o papel do evento na promoção da convivência e no fortalecimento da economia local.

“A Semana Santa é um momento de renovação, fé e união. Neste ano, buscamos celebrar essa data tão especial promovendo encontros familiares, cultura e desenvolvimento. A Vila do Peixe e a Páscoa na Praça mostraram o potencial que temos de valorizar nossas tradições e movimentar a economia com eventos bem organizados e pensados para todos. Agradeço a cada servidor e cidadão que fez parte dessa grande celebração”, ressaltou o gestor.

Fonte: DIRCOM, prefeitura de Barreiras

Com o objetivo de reforçar a segurança pública durante o feriado prolongado, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, promoveu a Operação Páscoa Segura. A ação foi executada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pela COOTRANS, com apoio da Polícia Militar, e se estendeu de quinta-feira (17) até a segunda-feira (21), cobrindo os feriados da Páscoa e de Tiradentes.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira, a operação teve caráter preventivo e visou assegurar a tranquilidade da população. “A presença dos agentes foi reforçada especialmente nas praças e eventos públicos. Nosso objetivo foi proporcionar um ambiente seguro para que as famílias pudessem aproveitar as celebrações com conforto e confiança”, afirmou.

Durante o período, as equipes intensificaram o patrulhamento em áreas de maior circulação de pessoas, como a Vila do Peixe, montada no prédio da antiga Cesta do Povo, e a Praça Castro Alves, onde aconteceu o evento Páscoa na Praça. As ações envolveram abordagens preventivas, presença ostensiva e monitoramento constante nos principais pontos da cidade.

O secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, tenente-coronel Fábio Santana, destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança. “A operação reforça o compromisso da gestão com a prevenção de ocorrências e a valorização da cidadania. Os resultados positivos são fruto do trabalho conjunto entre as forças de segurança, às quais somos gratos pelo empenho e parceria”, disse.

Presente nos eventos, o prefeito Otoniel Teixeira elogiou a atuação das equipes envolvidas. “A operação foi fundamental para que pudéssemos realizar os eventos com tranquilidade. Agradeço o empenho de todos os profissionais envolvidos, que contribuíram para garantir um feriado seguro, com alegria e bem-estar para a população”, concluiu.

Fonte: DIRCOM, prefeitura de Barreiras

A Prefeitura de Barreiras integrou oficialmente a programação do Cerrado Summit, evento realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) como parte da pré-COP30. O encontro reuniu durante os dias 15 e 16 de abril, representantes do setor agropecuário, gestores públicos e especialistas ambientais para debater práticas sustentáveis no bioma Cerrado.

Encerrando a programação, os participantes realizaram uma visita técnica ao Monumento Natural Municipal da Cachoeira do Acaba Vida, uma das principais unidades de conservação da Bahia. Localizada na zona rural de Barreiras, a cachoeira é considerada uma das mais belas do Brasil e foi eleita pela Folha de São Paulo como uma das dez cachoeiras imperdíveis do país.

A visita foi conduzida pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, com apoio dos secretários de Agricultura, Joaquim Neto; de Infraestrutura, Bruno Castro; e do chefe de Gabinete da Prefeitura, Júnior Sampaio. A Guarda Civil Municipal garantiu o apoio logístico, a segurança e o conforto dos visitantes.

Durante a visita, os representantes da Prefeitura apresentaram aos participantes a importância ambiental e hídrica da área protegida, que hoje é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pela administração municipal para garantir a preservação do ecossistema local.

Para Moisés Schmidt, presidente da Aiba, o encerramento do evento com a visita à cachoeira reforça a mensagem de equilíbrio entre produção e conservação. “A Cachoeira do Acaba Vida é um dos principais cartões postais da Bahia e tem enorme valor ambiental. Terminar o Cerrado Summit nesse local é uma forma simbólica de mostrar que é possível conciliar produção agrícola com a preservação dos recursos naturais. O produtor rural do Cerrado baiano entende o valor da água, da biodiversidade e está comprometido com um modelo de desenvolvimento sustentável”, destacou.

O secretário Demósthenes Júnior também ressaltou a importância da visita. “A presença dos participantes do Cerrado Summit no Monumento Natural da Cachoeira do Acaba Vida é um reconhecimento do esforço que Barreiras vem fazendo para preservar seus recursos naturais. A conservação dessa área é prioridade para a nossa gestão, e iniciativas como essa reforçam a relevância do Cerrado na agenda ambiental nacional”, afirmou.

Ao longo de dois dias de programação, o Cerrado Summit promoveu painéis e visitas técnicas com foco em métricas ambientais, financiamento verde e estratégias para fomentar a agricultura regenerativa no Cerrado. O evento reuniu cerca de 50 representantes de empresas do agro, instituições financeiras, organizações ambientais e gestores públicos das três esferas de governo. Após concluir as atividades do evento dos 100 primeiros dias da gestão realizado na parte da manhã no Hotel Morubixaba, o prefeito de Barreiras Otoniel Teixeira fez questão de se juntar à comitiva em visita à Cachoeira do Acaba Vida.

Fonte: IRCOM, prefeitura de Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio



Em editorial publicado nesta semana, a revista britânica The Economist criticou o Supremo Tribunal Federal (STF), com ênfase no ministro Alexandre de Moraes. Segundo a publicação, o Judiciário brasileiro acumulou poder demais nas últimas décadas e isso, junto à corrupção política, compromete o funcionamento da democracia.

A revista reconhece que o STF ganhou protagonismo em meio à fragilidade do Executivo e à inércia do Congresso, mas alerta que a Corte tem avançado para áreas que extrapolam suas funções, como o controle do discurso online.

A Economist defende reformas para conter o avanço do Judiciário, como a limitação de decisões individuais, o fim da influência excessiva da Corte sobre a política e maior protagonismo do Congresso em temas como liberdade de expressão online.

“Os brasileiros já perderam a fé em dois dos três Poderes. É essencial evitar uma crise de confiança generalizada no terceiro”, conclui o texto.

“Quanto mais o STF busca administrar a política, mais perde apoio popular”, afirma a publicação, que cita uma pesquisa que aponta que apenas 12% dos brasileiros avaliam o tribunal como “bom” ou “ótimo”, em comparação a 31% em 2022.

O editorial também destaca a atuação de Moraes contra redes sociais e plataformas digitais, como o X (ex-Twitter), de Elon Musk, e critica a falta de transparência nas decisões que derrubaram contas bolsonaristas. A revista observa que essas medidas muitas vezes ocorreram sem aviso ou justificativa clara, e que Moraes tem rejeitado a proposta de um código de ética para o STF.

Fonte: InfoMoney

Na manhã desta quarta-feira (16), o prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira acompanhado da primeira-dama Chaliny Matutino, e o vice-prefeito e procurador geral do Município, Túlio Viana, reuniram autoridades, representantes da sociedade civil e a imprensa para apresentar o balanço dos 100 primeiros dias de gestão. O encontro, realizado no Hotel Morubixaba, marcou também o anúncio de 20 novas licitações e ordens de serviços em áreas estratégicas da administração pública.

O evento reuniu lideranças políticas como o ex-prefeito Zito Barbosa, o ex-prefeito Paulo Braga e os vereadores Dicíola Baqueiro, Hipólito dos Passos, Tatico, Rider Castro, Thaislane Sabel e Zé do Sorvete. Estiveram presentes também secretários e subsecretários municipais, além de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB/Barreiras, Defensoria Pública, Centro de Promoção Eugênia Ravasco, SESI, Uneb, Ufob, Uninassau, Ilumina Barreiras, Amob, Consid, Acrioeste, CDL, Deam, entre outras instituições civis e militares.

O balanço dos primeiros 100 dias de gestão foi apresentado por meio de um vídeo institucional que retratou ações desenvolvidas neste início de governo, como a realização do Barreiras Folia 2025, mutirões de limpeza, atividades alusivas ao Dia da Mulher, entrega de próteses, órteses, cadeiras de rodas e de banho no CER II, além do avanço das obras do Hospital Municipal – considerado o maior do interior da Bahia. Também foram destacadas iniciativas como ordens de serviço para ampliação de escolas, coberturas de quadras poliesportivas, construção de 500 casas populares em parceria com o Governo Federal, início da regularização fundiária no bairro Conquista, por meio do Projeto Morar Legal, implantação do Projeto Corra pro Abraço, realização do I Encontro da Visibilidade Autista e outras ações nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade, educação, saúde, agricultura e infraestrutura.

Durante seu pronunciamento, o vice-prefeito Túlio Viana reforçou o espírito de comprometimento que tem pautado as ações da gestão. “Esses 100 dias têm sido de imersão total nas demandas mais urgentes da nossa cidade. Barreiras é uma cidade viva, dinâmica, e as obras públicas precisam acompanhar esse ritmo. Temos buscado ouvir a população, dialogar com os servidores e construir soluções a partir da escuta e do planejamento. Somos frutos de uma gestão que fez muito por Barreiras, e temos consciência da responsabilidade de avançar ainda mais. A população nos impulsiona, e é com esse sentimento de gratidão e compromisso que seguimos em frente, com foco em transformar Barreiras na melhor cidade para se viver na Bahia”.

O prefeito Otoniel Teixeira também destacou a importância do momento como símbolo de continuidade e renovação. “Esses 100 dias servem não apenas para prestar contas, mas para reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento de Barreiras. Temos trabalhado incansavelmente, indo a Salvador, Brasília, dialogando com representantes estaduais e federais, em busca de parcerias que tragam benefícios reais para o nosso povo. As conquistas que buscamos extrapolam os limites da cidade — beneficiam todo o Oeste baiano. É gratificante ver a presença da sociedade civil, dos nossos vereadores, da imprensa, das instituições que compõem esse ecossistema de progresso. Hoje, anunciamos 20 novas ordens de serviço e licitações que vão impactar diretamente na qualidade de vida da população. Barreiras continua firme no caminho do crescimento, com trabalho sério, compromisso humano e dedicação estamos seguindo em frente”, frisou o gestor.

Novas Ordens de Serviço e Licitações Anunciadas: 

Entre as 20 novas ordens, estão projetos distribuídos em várias secretarias municipais como na Educação – Reforma e ampliação com construção de quadra poliesportiva nas escolas Presidente Médici e Luzia Gonçalves; Licitação para ampliação dos CEMEIs Rosália Silva de Carvalho Souza (Vila Amorim) e Irmã Sabina (Ribeirão); Cobertura das quadras poliesportivas das Escolas Antônia de Matos e Adroaldo Fernandes; Construção de duas creches nos bairros Santa Luzia e Cidade Nova.

Meio Ambiente – Substituição das árvores Nim Indiano por espécies nativas do Cerrado; Continuidade da requalificação do Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, incluindo pavimentação da rua de acesso ao portão principal.

Assistência Social – Criação de cinco juninas mirins e cinco escolinhas de futebol infantil vinculadas aos Cras; Curso de cabeleireiro voltado às famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e mães atípicas.

Saúde – Licitação para aquisição de ônibus para o transporte de pacientes em tratamento fora do domicílio; Reforma da antiga Unidade de Saúde Rans Werner para funcionamento provisório do Hospital Veterinário; Aquisição de novas ambulâncias e veículos de apoio.

Infraestrutura – Requalificação de estradas vicinais e operação tapa-buracos nos bairros; Processo licitatório para implantação de passeio, muro de contenção e Guard rail e ordem de serviço para implantação da iluminação na Avenida Enock Ismael.

Esporte – Aquisição de gramado sintético para o campo do Complexo Esportivo Deputado Luiz Braga.

Fonte: DIRCOM, prefeitura de Barreiras



Na madrugada desta quarta-feira (16), pouco depois da meia-noite, um homem sofreu uma tentativa de homicídio na rua Cachoeira, no bairro Conquista, em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações repassadas por moradores à Polícia Militar, Antônio Fontenele Portela Filho, de 26 anos, estava dentro de um veículo acompanhado de sua namorada. Momentos depois, a jovem desceu do carro e entrou em casa. Logo em seguida, um indivíduo não identificado se aproximou do veículo portando uma arma branca (facão) e desferiu um golpe contra Antônio.

Após o ataque, o agressor fugiu do local e populares socorreram a vítima, encaminhando-a até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Após receber os primeiros atendimentos, Antônio foi transferido para o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, com fratura exposta na mão.

A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidas. A Polícia investiga o caso.

Fonte: Sigivilares

A tradicional Vila do Peixe, promovida pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, está de volta ao antigo prédio da Cesta do Povo, próximo ao Centro de Abastecimento (CAB), oferecendo aos consumidores peixes frescos e frutos do mar comercializados diretamente pelos piscicultores e feirantes da região. O espaço está funcionando das 7h às 14h, com início nesta quarta-feira (16) e segue até a próxima sexta-feira (18).

Na estrutura organizada para garantir conforto e higiene aos consumidores, é possível encontrar desde peixes de rio, como tambaqui e pintado, até espécies criadas em tanques, como tilápia e pirarucu. Frutos do mar frescos e secos também compõem a variedade de produtos, facilitando a preparação dos tradicionais pratos da Sexta-feira Santa.

A feirante Joana, que participa da Vila do Peixe desde as primeiras edições, destaca a diversidade de opções e a oportunidade de comercializar direto com o público. “Este ano, estou apostando nos tambaquis, que têm muita saída, mas trouxe também pintado, tilápia e até pirarucu, que é um peixe diferente e tem ganhado muitos clientes. A estrutura está boa, a movimentação costuma ser constante, e vender direto para o consumidor ajuda bastante a gente nesse período”, afirmou.

A dona de casa Ana Valéria aproveitou o primeiro dia para garantir o peixe e os demais ingredientes da ceia da Semana Santa. “Já comprei tudo de uma vez: peixe, camarão, farinha e até os temperos. A estrutura está muito bem organizada, com bastante variedade e o atendimento excelente. É uma grande ajuda pra gente nessa época do ano”.

Segundo o secretário de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto, a Vila do Peixe é uma ação consolidada que garante renda aos produtores e comodidade à população. “Mais uma vez montamos uma estrutura adequada, com apoio da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal, para assegurar a qualidade dos produtos e a segurança do espaço. A Vila do Peixe é uma oportunidade para os piscicultores, feirantes e também para os consumidores, que podem adquirir produtos frescos, com preços justos, direto da fonte. É uma das ações que fortalecem a economia local nesse período”, frisou.

Além da Vila do Peixe, a programação da Semana Santa em Barreiras inclui também a “Páscoa na Praça”, que começa nesta quinta-feira (17) e segue até domingo (20), das 18h à meia-noite, na Praça Castro Alves. O espaço contará com venda de chocolates artesanais, música ao vivo, apresentações culturais e opções de lazer para toda a família.

Fonte: DIRCOM, Prefeitura de Barrreiras

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu um reajuste médio de 2,05% para as tarifas de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), concessionaria responsável pelo fornecimento de energia no estado. O aumento vai entrar em vigor a partir do dia 22 de abril.

O reajuste médio para os consumidores cativos atendidos em baixa tensão (residenciais, em sua maioria) será de 1,88%. A variação para atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de 2,53%.

O grupo Neoenergia Coelba atende a 6,7 milhões de unidades consumidoras em todo o estado. Segundo a concessionária, os custos de encargos setoriais contribuem com 1,86% no índice de reajuste e os custos com transmissão e geração de energia com 0,03% no índice, totalizando 1,88%. Os custos de componentes financeiros tiveram efeito de -3,12% no índice final.

Conforme a Coelba, do valor cobrado na fatura, 34,47% são destinados para pagar os custos com a compra e transmissão de energia. Os tributos (encargos setoriais e impostos) têm participação de 33,30% nos custos da tarifa de energia elétrica.

A distribuidora informou que fica com 32,22% do valor pago para cobrir custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos.

Fonte: G1

17bbmstarita

17bbmstarita2

O município de Santa Rita de Cássia recebeu, nesta terça-feira (15), o encerramento da Etapa Oeste da Caravana Bahia Sem Fogo, iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) voltada à prevenção de incêndios florestais. A ação percorreu 12 municípios com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do uso indevido do fogo e a importância da preservação ambiental.

As atividades no município começaram com uma reunião entre representantes do programa, o prefeito e secretários municipais. Em seguida, a Brigada Anjo Bom participou de um encontro no Centro Cultural, e a caravana seguiu para uma palestra educativa com estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

17bbmstarita3

17bbmstarita1

No período da tarde, a equipe se deslocou até a zona rural, onde realizou atividades educativas na Escola da Agrovila. Os temas abordaram os impactos ambientais e sociais das queimadas, além da apresentação de estratégias sustentáveis para prevenção.

O programa Bahia Sem Fogo conta com a participação de diversos órgãos estaduais e federais, como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) e o Prevfogo/Ibama. A iniciativa busca fortalecer o combate aos incêndios florestais por meio da educação, integração e proteção dos recursos naturais da Bahia.

 

Fonte: 17º BBM

Na tarde desta terça-feira (16), uma guarnição do Pelotão Tático Operacional, com base em denúncia recebida via telefone, interceptou um veículo suspeito na BR-242, nas proximidades do posto da PRF, entre os municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.

Durante a abordagem, foi identificada uma passageira transportando duas sacolas com substâncias aparentando serem entorpecentes. Após averiguação, foram apreendidos aproximadamente 4,15 kg de maconha, 1 kg de cocaína e um aparelho celular.

Dando continuidade à ação, a guarnição acompanhou o motorista até o local onde a entrega do material ilícito seria realizada. No momento em que a droga seria repassada ao destinatário, foi realizada uma nova abordagem. Com o segundo suspeito, foram encontrados mais entorpecentes, um cigarro de maconha, um celular e uma balança de precisão.

Os envolvidos, juntamente com todo o material apreendido, foram conduzidos e apresentados na 11ª COORPIN para as medidas legais cabíveis.

Fonte: PMBA – Uma Força a Serviço do Cidadão.

Na manhã desta segunda-feira (14), o secretário municipal de Segurança, tenente-coronel Fábio Santana, acompanhado do subsecretário José Luiz de Brito e do comando da Guarda Civil Municipal, reuniu-se com o delegado-chefe da Polícia Federal em Barreiras, Carlos Antônio de Azevedo Moreira. O encontro teve como pauta a fase final do processo de formalização do Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições.

O acordo tem como principal objetivo viabilizar a autorização para o porte de arma de fogo aos integrantes da Guarda Civil Municipal de Barreiras, dentro dos critérios legais estabelecidos. Para o secretário Fábio Santana, a reunião representou um importante momento de alinhamento e fortalecimento institucional.

“As Guardas Municipais têm ganhado protagonismo no cenário da segurança pública, e a de Barreiras é um exemplo disso. O patrulhamento preventivo, realizado diariamente em espaços públicos como o Centro de Abastecimento e a Feira Livre, tem sido fundamental para garantir a ordem, proteger as pessoas e preservar o patrimônio. A formalização deste acordo com a Polícia Federal não apenas assegura respaldo jurídico aos nossos agentes, mas também reconhece e valoriza sua atuação, além de ampliar a efetividade das ações em prol da segurança da população e dos visitantes da cidade”, destacou.

A expectativa é que, com a conclusão da tramitação documental, o acordo seja oficialmente celebrado, consolidando mais um avanço para a segurança pública no município.

Fonte: Dircom/PMB
15
Abr / 2025

Há Vagas!!!




Fonte: Grupo Santo Antonio



Fonte: Grupo Santo Antonio


Rodoviária de Ibotirama - Foto: Gazeta 5

Na manhã desta segunda-feira (7), por volta das 9h10, policiais militares de Ibotirama foram informados de que havia um homem nas proximidades da rodoviária da cidade com o intuito de ausentar do Estado sem autorização judicial.

Chegando ao local foi visualizado um indivíduo com as mesmas características informadas, e após abordagem foi constado que o mesmo estaria infringindo medida cautelar judicial, sendo proibido de ausentar-se sem autorização judicial da Comarca de Bom Jesus da Lapa, onde responde seu processo.

Diante dos fatos, o acusado foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial, onde serão tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: SCOM/28ª CIPM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |