Blog Santo Antônio
Notícias

Na manhã de ontem, domingo eleitoral, 6, por volta das 9h45, a PM prendeu em flagrante dois indivíduos por porte ilegal de arma de fogo no Povado do Segredo em Buritirama.

A guarnição em rondas, foi informada por populares a respeito de homens armados a bordo de um veículo Fiat Argo de cor vermelha.

De posse da informação, a equipe empreendeu diligências encontrando o veículo suspeito de placa policial REJ-2B03 no mesmo Povoado. Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem.

Feita a busca veicular e pessoal, foi encontrado no interior do veículo com uma dupla do sexo masculino uma pistola marca Taurus calibre 380, modelo PT 59, com um carregador e 17 munições do mesmo calibre, sendo 15 deflagradas, uma arma branca tipo facão, 3 microtubos vazios e 5 aparelhos telefônicos.

Diante do fato, foi dada voz de prisão aos dois envolvidos, sendo os conduzidos de 29 e 32 anos, apresentados com todo o material apreendido na Delegacia Territorial de Buritirama para adoção dos procedimentos relativos ao crime de porte ilegal de arma de fogo.

Material apreendido:

✅ 01 veículo Fiat Argo de cor vermelha placa REJ-2B03 (Brasília/DF);
✅ 01 pistola marca Taurus calibre 380, modelo PT 59;
✅ 01 carregador e 17 munições do mesmo calibre, sendo 15 intactas e 2 deflagradas;
✅ 01 arma branca tipo faca;
✅ 03 microtubos vazios.

Fonte: 86ª CIPM

Quarenta e nove crimes eleitorais foram registrados pela Polícia Civil até as 12h de domingo (6), em 33 municípios da Bahia. Ações das Forças da Segurança prenderam 48 pessoas pelos crimes de compra de voto, boca de urna, transporte irregular, ameaça, entre outros delitos.

Os flagrantes aconteceram nas cidades de Camaçari, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Paulo Afonso, Itaberaba, Aporá, Aramari Barra do Mendes, Caém, Camacan, Coaraci, Conceição do Almeida, Ibicuí, Ibiquera, Inhambupe, Ipirá, Jucuruçu, Medeiros Neto, Monte Santo, Mulungu do Morro, Nova Canaã, Pedro Alexandre, Remanso, Rio Real, Santa Brígida, Santana, Serra Preta, Ubatã e Xique-Xique.

Cerca de 34 mil policiais e bombeiros estão empregados na Operação Eleições 2024, que será encerrada às 7h desta segunda-feira (7).

Fonte: Ascom SSP BA

A UFOB está com seleção aberta para bolsistas e supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- Pibid. São 144 vagas para bolsistas e 36 vagas para voluntários, contemplando todos os cursos de Licenciatura da UFOB, e 18 vagas para professores supervisores. As inscrições vão até dia 12 de outubro. Confira como fazer para participar do certame. 

Estudantes de graduação

Para concorrer, é preciso enviar histórico escolar do curso referente ao semestre 2024.1; o currículo cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível no link http://eb.capes.gov.br; e certidão de quitação eleitoral, anexado em arquivo único, via formulário eletrônico.

As 144 vagas são reservadas para os cursos de licenciatura UFOB, distribuídas conforme quadro abaixo.

Os selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$700,00 (setecentos reais), concedida pela Fundação  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo período de até 24 (vinte e quatro) meses, contando a partir da data de início do programa, prorrogável se a CAPES assim o fizer com o EDITAL N° 10, de 29 de maio de 2024.

Professor supervisor

Professores da Educação Básica Pública que atuam em Barreiras, com formação nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Matemática e Química, e professores com formação em Artes Visuais, que trabalham em São Félix do Coribe e Santa Maria da Vitória, podem se inscrever para supervisores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid. São 18 vagas para supervisores, com recebimento de Bolsa CAPES mensal, no valor de R$1.100 (mil e cem reais) por, no máximo, 24 meses.

Para participar, é preciso enviar currículo cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível no link http://eb.capes.gov.br, comprovante do tempo de trabalho no magistério da
Educação Básica; e comprovante de exercício no cargo de docente na escola que está concorrendo à vaga (declaração do diretor da escola), anexado em arquivo único, via formulário eletrônico

As atividades terão início no dia 25 de outubro de 2024. 

Para mais detalhes sobre os critérios das seleções e os cronogramas, acesse:

Edital 3/2024

Edital 4/2024

Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é um programa executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

Fonte: UFOB
Com apoio expressivo, Quinha lidera eleições em Angical, superando Antônio Neto e Nado

Quinha Lidera nas Urnas

No último pleito municipal em Angical, Oeste da Bahia, Quinha (Mônica Maria Rodrigues das Chagas Dias), do partido Avante, foi eleita prefeita para o mandato de 2025 a 2028. A candidata obteve 44,92% dos votos, equivalendo a 4.804 votos, numa disputa acirrada com Antônio Neto do Podemos, que alcançou 43,54% ou 4.657 votos. Nado, do PT, ficou em terceiro lugar, com 11,54% dos votos, somando 1.234 votos.

Participação dos Eleitores

Angical, que conta com 11.177 eleitores aptos, teve uma alta participação eleitoral. Dos eleitores habilitados, 10.945 compareceram às urnas, enquanto 161 votos foram anulados e 71 votos foram em branco, demonstrando um engajamento significativo da população local nas decisões políticas.

Resultado dos Vereadores

A composição da câmara municipal também passou por renovação. Décio Coité Filho, do Avante, foi o vereador mais vota do com 649 votos. Outros eleitos incluem Milton Ferreira do Podemos com 639 votos, e Noelzão do PP, que garantiu uma cadeira com 614 votos. A representatividade feminina fica por conta de Juliana Sales, também do Podemos, eleita com 578 votos.

Implicações Políticas

Esses resultados refletem as preferências e expectativas dos eleitores de Angical em relação à governança municipal. A eleição de Quinha como prefeita, apoiada por uma margem estreita, sinaliza um cenário político competitivo, onde cada voto foi crucial para definir o futuro administrativo e político de Angical.

Olhar para o Futuro

O novo quadro político de Angical aponta para desafios e oportunidades que Quinha e os vereadores eleitos enfrentarão. Com o mandato estabelecido até 2028, espera-se que as novas lideranças tragam inovações e respostas aos anseios da população local, mantendo a cidade na rota do desenvolvimento e da estabilidade política.

Fonte: Fala Barreiras

No início da tarde deste domingo de eleição, 6, por volta das 12h30, um homem foi morto e outro ferido no Conjunto Habitacional Vista Alegre, em LEM.

Segundo informações, após uma briga entre dois cunhados, um de 31 anos e outro de 47 anos, sendo utilizado golpes com madeira e outra ferramenta, além de arma branca tipo faca.

Nas agressões, um deles acabou vindo a óbito no local, atestado pelo SAMU e o outro conseguiu mesmo ferido, fugir.

O corpo foi removido para o IML de Barreiras para necropsia.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

O PSD manteve o posto de partido com o maior número de prefeitos eleitos na Bahia no pleito deste domingo (06). No total, a sigla comandada pelo senador Otto Alencar no Estado abocanhou 115 prefeituras, sete a mais do que no pleito de 2020. A segunda posição foi ocupada pelo Avante, liderado pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que elegeu 60 gestores municipais (em 2020, foram apenas quatro).

O PT cumpriu o que prometeu e cresceu, saltando de 32 prefeitos eleitos em 2020 para 49, podendo ainda vencer em Camaçari no segundo turno com Luiz Caetano, como fez no primeiro. Caso isso ocorra, pode compensar a perda de Lauro de Freitas para o União Brasil.

O PP, do deputado federal Mário Negromonte Júnior foi, como era esperado, a legenda que mais perdeu, caindo de 92 eleitos em 2020 para 41, ficando na quarta posição este ano.

O União Brasil, liderado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto, foi o quinto partido em número de vencedores na disputa majoritária, com 39 (em 2020 foram 37). Só que segue imbatível quando o recorte é o domínio sobre os grandes colégios eleitorais, que foi ampliado com as vitórias em Ilhéus, Feira de Santana e Lauro de Freitas.

Das 15 maiores cidades baianas, a sigla venceu, além das três citadas acima, em mais cinco onde gestores da legenda foram reeleitos ou fizeram os sucessores: Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Teixera de Freitas e Simões Filho. Isso torna ACM Neto virtual candidato ao governo baiano em 2026.

Embora tenha sofrido uma derrota vergonhosa em Salvador, o MDB se recuperou no interior, elegendo 32 prefeitos (em 2020, foram apenas 12). O partido dos irmãos Vieira Lima voltou a vencer, inclusive, numa cidade importante, como foi o caso de Juazeiro, o que não acontecia desde o falecido Herzem Gusmão em Conquista.

Fonte: Política Livre
Primeira suplente do PSD nas eleições de 2022, Jusmari ocupará a cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia após o colega de partido se eleger prefeito


Jusmari Oliveira (PSD), atual secretária de Desenvolvimento Urbano do governo da Bahia, assumirá uma cadeira como deputada estadual em janeiro de 2025, após a vitória de Eures Ribeiro (PSD) na eleição para a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, realizada neste domingo (07). Ribeiro, que também é do PSD, deixará vago o cargo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) ao ser eleito prefeito com 21.155 votos (55,17%) sob o seu principal oponente na cidade, Fábio Nunes (PT) que recebeu 15.604 votos (40,70%).

Nas eleições de 2022, Jusmari conquistou 44.640 votos (0,56% do total), ficando como primeira suplente do PSD. Com o partido liderando a maior bancada da ALBA, somando nove parlamentares, sua entrada reforça o espaço da legenda na política estadual.

O PSD também consolidou sua força nas eleições municipais deste ano, ampliando o número de prefeituras sob sua gestão, de 108 em 2020 para 115 em 2024. Esse crescimento aumenta a relevância do partido no cenário político baiano liderado pelo senador Otto Alencar. No entanto, ainda não está claro se Jusmari deixará a secretaria estadual para se dedicar exclusivamente ao novo mandato legislativo.

Fonte: Caso de Política | Luís Carlos Nunes
Prefeito conquista vitória expressiva e consolida liderança no município com 46.212 votos; adversários somam apenas 16% dos votos

 

Júnior Marabá (PP) foi reeleito neste domingo (6) como prefeito de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, com uma vitória contundente. Com 83,52% dos votos válidos, ele garantiu 46.212 votos e conquistou o direito de governar o município até o final de 2028.

Os adversários de Marabá, Felipe Fernandes (Avante) e Jerônimo, ficaram com 10,97% e 5,51% dos votos, respectivamente. Fernandes recebeu 6.067 votos, enquanto Jerônimo obteve 3.050.

O município, que conta com 59.024 eleitores, registrou alta participação no pleito, com 93,74% de comparecimento às urnas (55.329 votantes). Entre os votos registrados, 1.778 (3,01%) foram brancos e 1.917 (3,25%) nulos. As abstenções somaram 16.111, representando 21,44% do eleitorado.

Com a expressiva vitória, Júnior Marabá fortalece sua liderança política e se prepara para mais quatro anos à frente da gestão municipal, em um dos mais importantes polos agrícolas e industriais da Bahia.

Fonte: Caso de Política | Luís Carlos Nunes | Blog do Sigi Vilares

No início da tarde deste domingo de eleição, 6, por volta das 12h30, um homem foi morto e outro ferido no Conjunto Habitacional Vista Alegre, em LEM.

Segundo informações, após uma briga entre dois cunhados, um de 31 anos e outro de 47 anos, sendo utilizado golpes com madeira e outra ferramenta, além de arma branca tipo faca.

Nas agressões, um deles acabou vindo a óbito no local, atestado pelo SAMU e o outro conseguiu mesmo ferido, fugir.

O corpo foi removido para o IML de Barreiras para necropsia.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

10beic710242

10beic710241

10beic71024

Nesta semana, o Sd PM Da Silva, da CIPRv/Barreiras, realizou instrução de identificação veiculº ar aos alunos do Curso de Formação de Soldado 2023.2, no 10º BEIC, em Barreiras.

 O treinamento abordou técnicas essenciais para o combate à fraude veicular, ensinando aos alunos a identificar veículos e documentos falsificados.

O evento enfatizou a importância da formação contínua e do preparo dos novos soldados para os desafios diários da profissão.
Fonte: Ascom CIPRv/Barreiras

Fonte: Grupo Santo Antonio

Agentes do corpo de bombeiros militares de diversas equipes pela Bahia atuaram em focos de incêndio nesta quarta-feira (02), as ações fazem parte da Operação Florestal 2024. Foram extintos incêndios nas cidades de Barreiras, Pilão Arcado e Érico Cardoso. No total a Operação já abarcou 79 municípios do estado.

Outras guarnições também seguem combatendo incêndios florestais no extremo oeste baiano nos municípios de Pilão Arcado, Sobradinho e Cocos.

Segundo o comandante de Operações dos Bombeiros, coronel Jadson Almeida, no mês de setembro apresenta um risco elevado para incêndios florestais, com mais de 90% das ocorrências causadas por ações humanas, como queimadas de lixo e descarte inadequado de cigarros. O coronel destacou que autores de crimes ambientais podem ser responsabilizados conforme a Lei 9.605/98.

Informações divulgadas pelo batalhão do corpo de bombeiros militar ao Bahia Notícias alegam que estão empregados cerca de 215 bombeiros militares dedicados exclusivamente ao serviço desempenhado nas bases florestais, 621 incêndios foram combatidos, também foram realizadas 1400 orientações preventivas e 79 municípios atendidos.

 

Fonte: Bahia Notícias

 

Na noite da última segunda-feira (30), um homem de 31 anos, identificado como Lemoel de Morais Costa, morreu após ser atropelado na rodovia BR-122, no trecho entre Cafarnaum e Mulungu do Morro, região de Irecê.

O acidente ocorreu por volta das 19h30. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar, a vítima já estava sem vida.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista envolvido no atropelamento sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Municipal Mãe Olímpia, em Cafarnaum.

A pista precisou ser interditada momentaneamente. O corpo de Lemoel foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

A dinâmica do acidente ainda não foi esclarecida, e o caso segue em investigação pelas autoridades.

Fonte: Correspondente de Irecê Luciano Kastro


 

Jornalista, locutor e apresentador estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, desde o início de setembro, e teve falência múltipla dos órgãos.

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos.

Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, desde o dia 4 de setembro, quando deu entrada com insuficiência renal crônica. O quadro piorou, e às 8h desta quinta Cid morreu de falência múltipla dos órgãos.

Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes.

O corpo do jornalista será enterrado em Taubaté, sua cidade natal. Ainda não se sabe a data e em qual cemitério será a cerimônia de despedida.

Vida e carreira

Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927 — ele completou 97 anos no último domingo (29).

O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi lá que, entre 1951 e 1956, começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.

Sua estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no “Jornal de Vanguarda”, da TV Rio, o que marcou o início de sua carreira no jornalismo televisivo. Nos anos seguintes, trabalhou nesse mesmo programa em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental, consolidando sua presença na televisão.

Ele estreou o JN

Em 1969, Cid Moreira voltou à Globo para substituir Luís Jatobá no “Jornal da Globo”, que então ia ao ar às 19h45. No mesmo ano, foi escalado para a equipe do recém-lançado “Jornal Nacional”, o 1º telejornal transmitido em rede no Brasil. A estreia ocorreu em setembro de 1969, e Cid dividiu a bancada com Hilton Gomes.

Cid Moreira contou do nervosismo na estreia daquele que, em pouco tempo, seria o principal telejornal da televisão brasileira. “Eu chegava no horário de fazer o jornal, não participava da redação. Eu só ia para apresentar o jornal. Naquele dia, cheguei e vi aquele nervosismo, todo mundo preocupado. E, para mim, era normal. Mas no dia seguinte, vi na capa do jornal O Globo: ‘Jornal Nacional…’ Aí comecei a perceber a dimensão”, revelou ao Memória Globo.

Dois anos depois, iniciou uma parceria de longa data com Sérgio Chapelin. Durante 26 anos, Cid foi o principal rosto do JN. Sua voz tornou-se sinônimo de credibilidade, e seu “boa-noite” diário marcou a televisão brasileira.

Em 1996, uma reformulação do programa trouxe novos apresentadores, William Bonner e Lillian Witte Fibe, com Cid Moreira dedicando-se à leitura de editoriais.

‘Senhor de todos os sortilégios’

Paralelamente, Cid também participou do “Fantástico” desde sua estreia, em 1973, revezando com outros apresentadores. Em 1999, ele narrou o famoso quadro de Mr. M, que se tornou um grande sucesso do programa. Sua voz icônica ficou tão ligada ao quadro que ele entrevistou o próprio Mr. M quando o ilusionista visitou o Brasil no ano seguinte.

A partir da década de 1990, Cid começou a se dedicar à gravação de salmos bíblicos. Em 2011, realizou o objetivo de gravar a Bíblia na íntegra, projeto que se tornou um grande sucesso de vendas.

Em 2010, foi lançada a biografia “Boa Noite – Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil”, escrita por sua esposa, Fátima Sampaio Moreira. Durante a Copa do Mundo daquele ano, ele gravou a famosa vinheta “Jabulaaani!” para a cobertura do “Fantástico” e programas esportivos da Globo, adicionando mais um capítulo à sua ilustre carreira.

Fonte: Acervo Grupo Globo

O trabalho é fruto investigações em áreas conflagradas no estado - Ascom-PCBA / Divulgação

Sessenta e cinco investigados pelo crime de homicídio foram alcançados em 2024, entre janeiro e agosto. Este resultado é fruto de investigações em áreas conflagradas na Bahia, realizadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Segundo a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro, com recursos tecnológicos e técnicas de investigação moderna inicia-se o processo de identificação do motivo da taxa de aumento, até chegar aos autores. De janeiro a agosto, a especializada da Polícia Civil prendeu 190 pessoas, dessas, 50 durante cumprimento de mandado, apreendeu 156 armas e remeteu 878 inquéritos.

“A localização dos homicidas tem ligação direta com a queda de CVLIs. No primeiro semestres de 2024, as mortes violentas apresentaram redução de 13%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Esses dados apresentados pelas Forças da Segurança Pública fazem parte da ação de todas as polícias do estado”, detalhou a Delegada-Geral, Heloísa Brito.

O departamento é composto por Delegacias de Homicídios instaladas na capital, Camaçari, Barreiras, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista e Juazeiro.

Fonte: Ascom PCBA- Poliana Lima

Foto: Blogbraga/Marlon Ferraz

Dados divulgados nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que o mês de setembro bateu todos os recordes neste ano em relação à quantidade de focos de incêndios em todo o país. Segundo boletim do Inpe, em setembro foram 83.157 queimadas, número bem superior ao que havia sido registrado em agosto (68.635 focos).

Em todo o ano de 2024, foram 210.208 focos de incêndios apurados pelo Inpe, principalmente nos biomas do Cerrado e da Amazônia. O pior ano em queimadas desde que foram iniciadas as medições, em 1998, foi 2007, com 393,9 mil focos de incêndios registrados.

No ano passado, a quantidade de queimadas havia caído em relação ao ano anterior. Segundo o Inpe, 2023 teve 189,9 mil focos de incêndio, contra 197,6 mil registrados em 2022, último ano do governo Bolsonaro. Neste ano, com a forte seca e as altas temperaturas, a quantidade de incêndios voltou a subir e o número total ainda pode se aproximar da marca de 250 mil queimadas.

O mês de setembro, que costuma registrar o pico de queimadas no Brasil, teve o maior número de focos de incêndios desde 2010. Naquele ano foram contabilizados 109.030 focos, contra as 83.157 queimadas deste ano. O número de 2024 já mostra um aumento de 78% em relação ao ano passado, quando o país registrou 46.498 pontos de fogo em setembro.

Nesta segunda (30), a Bahia seguia como o estado com o segundo maior índice de focos de incêndio, com 133 queimadas, só perdendo do Pará, com 134 focos. Em todo o país, os números atualizados mostravam no fechamento do mês de setembro 966 focos de incêndio que ainda permaneciam ativos. 

Fonte: Bahia Notícias parceiro do Blogbraga
Ex-companheiro da vítima foi apreendido e atual namorada dele foi presa suspeitos de cometerem crime.

Uma adolescente de 14 anos está internada em estado grave após ser estuprada e recebeu 21 facadas na quarta-feira (2), na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil do município, um jovem de 17 anos foi apreendido e uma mulher de 18 foi presa suspeitos de cometerem o crime.

De acordo com a polícia, os adolescentes de 14 e 17 anos tiveram um relacionamento amoroso por cerca de dois meses. No entanto, eles terminaram e ele iniciou um namoro com a jovem de 18 anos.

A polícia informou que o adolescente contou, em depoimento, que ouviu uma fofoca que a ex-companheira queria separar o casal. Com isso, ele planejou o crime com a atual.

O adolescente contou que chamou a vítima para conversar em um local escuro, onde a estuprou e a esfaqueou. A jovem de 18 anos segurou a garota no momento do crime.

A menina foi atingida no abdômen, cabeça, costas, pulmão, pâncreas, fígado e intestino. Ela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levada para um hospital da região, onde segue internada.

Os suspeitos foram levados para a delegacia da cidade, onde está à disposição da Justiça. Ainda segundo a polícia da cidade, o casal mostrou frieza ao detalhar os crimes durante os depoimentos e não mostrou arrependimento.

Fonte: G1

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) passou a utilizar drones para identificar infrações de trânsito em rodovias federais do país. A tecnologia começou a ser implantada nesta semana e já foi utilizada na BR-262, em Minas Gerais, e nas rodovias BR-282 e BR-101, ambas em Santa Catarina.

Segundo Leandro Andrade, chefe da Delegacia PRF em São José (SC), os drones funcionam como um “binóculo moderno”, que possibilita a ampliação da visibilidade dos policiais.

Ele acrescenta que os motoristas flagrados não serão abordados no momento do flagrante. Em vez disso, as infrações serão registradas para posterior autuação, devido ao grande volume de veículos, à falta de acostamento e à preocupação com a segurança de quem utiliza a rodovia.

“O uso de drones marca um avanço na fiscalização das rodovias federais, com foco em infrações como uso de telefone celular ao volante, presença de caminhões e carretas na faixa da esquerda e a falta de uso de cinto de segurança. Com capacidade de zoom de até sete vezes e podendo voar a altitudes entre 10 e 20 metros, as aeronaves garantem ao policial visão privilegiada, e funcionam como plataforma elevada de observação”, diz a PRF.

A corporação destaca ainda que a implementação dessa tecnologia “segue orientação da direção geral da PRF em Brasília, que recomendou a busca por soluções tecnológicas de videomonitoramento em todo o país”. “As iniciativas locais, como a da PRF em Santa Catarina, serão compartilhadas para a construção de um modelo nacional de fiscalização”, diz.

A PRF afirma que os dois drones usados em Santa Catarina são registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e que os policiais encarregados pela operação foram capacitados pela Polícia Militar Rodoviária e possuem certificação para a condução de aeronaves.

“Cada operação é planejada previamente e tem plano de voo registrado no sistema da Aeronáutica, em conformidade com as normas de segurança”, diz a corporação.

Fonte: CNN Brasil

Com a proximidade do período chuvoso, Barreiras inicia uma série de mutirões voltados ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, conhecidas como arboviroses. 

As atividades começaram nesta segunda-feira (30), organizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses, com a presença do prefeito Zito Barbosa, também do secretário de Saúde Melchisedec Neves, secretário de Infraestrutura João Sá Teles, e da coordenadora do órgão, Andrea Manheze.

"Estamos iniciando uma importante ação preventiva que depende da colaboração de toda a população. Peço que os cidadãos recebam bem as equipes de Zoonoses, que estarão levando orientações sobre como prevenir essas doenças. É fundamental unir esforços, especialmente agora que o período chuvoso está próximo, para evitar a proliferação de novos focos do mosquito", destacou o prefeito Zito Barbosa.

Os agentes de endemias foram divididos em sete equipes e realizarão visitas de casa em casa, focando na inspeção de possíveis criadouros do mosquito. Eles também vão fornecer orientações sobre as medidas de prevenção. A ação começou nos bairros Buritis e Riachinho, áreas que, em anos anteriores, apresentaram maiores índices de infestação. Seguindo um cronograma, as atividades serão expandidas para outras regiões da cidade.

"Embora os índices de infestação predial em Barreiras estejam controlados, abaixo do 1% recomendado pelo Ministério da Saúde, esses mutirões são fundamentais para evitar a proliferação do Aedes Aegypti e, consequentemente, a ocorrência de novas doenças. A ideia é que, ao concentrar nossas equipes em áreas específicas, consigamos realizar uma varredura mais eficiente e preventiva", explicou Andrea Manheze, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses.

As ações de combate seguem até novembro. Nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, será a vez dos residenciais Arboreto I e II; no dia 3, no Residencial São Francisco. Entre os dias 7 e 9 de outubro, as equipes atuarão na Vila Brasil, e, nos dias 10 e 11, no bairro Flamengo. As demais datas serão divulgadas posteriormente pelo Centro de Controle de Zoonoses.

Fonte: Blog do Sigi Vilares
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |