Blog Santo Antônio
Notícias

Na noite de ontem, quarta-feira, 2, uma adolescente de 15 anos teria sido estuprada e esfaqueada no bairro Ravena, em Barreiras. Segundo informações, os autores teriam sido um casal, um rapaz de 18 anos e uma adolescente de 17 anos. De acordo com informações a vítima gritou, chamando à atenção dos moradores próximos.

Policiais militares da 83ª CIPM prenderam o casal suspeito de cometer o crime. A adolescente de 15 anos foi socorrida pelo SAMU em estado grave para o Hospital do Oeste, onde teria sido entubada.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Na tarde de ontem, quarta-feira, 2, por volta das 15h15, a 86ª CIPM, apreendeu na rua Jorge Correia, Bairro São João Batista, em Santa Rita de Cássia, um simulacro de arma de fogo.

A PM fazia patrulhamento preventivo, quando identificaram um homem de 32 anos, com um certo volume em sua cintura, o qual mudou rapidamente de direção ao perceber a aproximação policial.

Foi realizada a abordagem, policial, busca pessoal, foi extraído da cintura do abordado um simulacro de arma de fogo, compatível com o modelo Amadeo/Rossi, calibre 38 e encaminhado para a delegacia de policial local.

Fonte: 86ª CIPM

Como parte da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Instituto Aiba (Iaiba), o Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), lançou nesta terça-feira (1º), em Barreiras, o edital unificado Nº 01/2025, em parceria com a Cooperativa de Crédito Sicredi e o Banco do Nordeste, que irão financiar um montante de 2,2 milhões em projetos sociais na região Oeste da Bahia.

Com mais de 17 anos de atuação no Oeste da Bahia, o Fundesis é mantido pelo Iaiba e doações dos agricultores da região durante o financiamento de suas safras no Banco do Nordeste e Sicredi, e através de pessoas físicas e jurídicas. Até o último edital, foram aprovados 287 projetos, investidos e um montante de acima de 14 milhões de reais beneficiando mais de 230 mil pessoas em 18 municípios. 

“É muito gratificante para a Aiba e para o Iaiba lançar mais este edital unificado com a Cooperativa de Crédito Sicredi e a Agência do Banco do Nordeste, proporcionando, por meio das doações dos produtores rurais no momento do custeio da safra, a oportunidade de financiar importantes projetos sociais e melhorar vidas em 18 municípios do oeste baiano”, declara o presidente da Aiba e do Iaiba, Odacil Ranzi.

Marcaram presença na cerimônia, produtores rurais, colaboradores da Aiba e das agências bancárias e representantes de entidades sociais. “Estamos muito felizes e honrados com o lançamento do segundo edital, em parceria com a Aiba e o Sicredi. É a materialização do propósito da nossa entidade cooperativa, em que o lado social anda junto com o econômico, trazendo desenvolvimento para nossa região, junto às entidades e aos projetos que aqui serão contemplados”, afirmou o gerente geral do Sicredi Agência Centro Barreiras, Francisco Vitor.

“Mais uma edição de lançamento do edital do Fundesis que chega a sua maioridade, e para o Banco do Nordeste é uma grande alegria saber que essa parceria junto com o produtor rural, vem transformando vidas em todas as áreas, na região Oeste da Bahia. Um recurso que vem sendo aplicado com credibilidade e o agro fazendo diferença na vida das pessoas. Parabéns a cada um que doa, que sabe a importância e relevância desse projeto. Junte-se a nós nessa corrente”, complementou o gerente geral do Banco do Nordeste de Barreiras, Romildo Nascimento.

A coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira, fez a explanação sobre o edital e sanou dúvidas dos participantes durante o evento. O novo edital do Fundesis está disponível no site www.aiba.org.br/fundesis.

“Estou participando pela primeira vez do lançamento do edital e pude visualizar a importância do Fundesis na mudança de vida de pessoas. São várias situações que podem ser vistas dentro do que foi explicado hoje, tem as obrigações a serem cumpridas no edital, que é um trabalho sério, coerente e que os recursos destinados aos projetos são aplicados de forma clara, objetiva, fazendo com que diversas pessoas tenham uma mudança e mais qualidade de vida”, afirmou o assistente social George Souza

Fonte: Ascom Aiba
Candidato do Novo em Barreiras critica exclusão em vídeo nas redes sociais após vitória em primeira instância; emissora recorreu e derrubou direito à participação no debate

 

A TV Oeste derrubou a decisão que havia garantido a participação de Davi Schmidt, candidato a prefeito de Barreiras pelo Partido Novo, no debate eleitoral previsto para a noite desta quinta-feira (03/09). Schmidt, que havia conquistado o direito de participar do evento em primeira instância, foi impedido de comparecer após a emissora recorrer da decisão, sustentada por uma nova interpretação da Justiça de Barreiras e do Ministério Público.

Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, o candidato apareceu com uma fita na boca, protestando contra o ocorrido.

“Gente, vocês não sabem o que aconteceu com o debate. Enquanto tem candidato aí que foge do debate, eu entrei na Justiça para participar do debate da TV Oeste e ganhamos a ação em primeira instância. Mas recorreram da decisão do Ministério Público e da Justiça de Barreiras, retirando o nosso direito democrático de participar”, desabafou.

A participação de candidatos em debates é regulada pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que estabelece que apenas candidatos de partidos com representação superior a nove deputados federais têm a participação garantida. Candidatos de partidos com menor representatividade podem ser incluídos, mas a decisão cabe à emissora, desde que seja assegurada a presença de 2/3 dos candidatos aptos.

Com a exclusão de Davi Schmidt, a TV Oeste optou por seguir a regulamentação, utilizando a prerrogativa legal para definir os participantes do debate.

De acordo com as informações do Portal da Câmara dos Deputados o partido Novo tem apenas 3 deputados federal, sendo 1 do Rio Grande do Sul, 1 por Santa Catarina e 1 pelo Estado de São Paulo.

Fonte: Caso de Política | Luís Carlos Nunes

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na última sexta-feira (27), a Unidade Policial de Serra do Ramalho foi informada através do SD PM Domingos e SD PM Sampaio, os quais relataram que receberam um informe que havia um homem caído ao chão em uma vicinal próximo a Agrovila 10, e este havia sido morto a tiros. 

Diante do informe, deslocaram a Guarnição até o local, onde constataram a veracidade dos fatos. Que o nacional caído ao chão não portava documentos de identificação.

A vítima foi identificada como TIAGO CONCEIÇÃO RODRIGUES, alcunha "Tiaguinho", o qual era residente na cidade de Carinhanha - BA

Diante da natureza do crime, a Autoridade Policial requisitou a realização de perícia no local e imediata remoção do corpo, visando da celeridade na apuração dos fatos para estabelecer a dinâmica do crime e autoria delitiva.

Fonte: Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa-BA

 

Uma colisão envolvendo dois carros, deixou uma mulher ferida em Luis Eduardo Magalhães. O acidente aconteceu por volta das 08h30, desta terça-feira (01), na rua Morro do Chapéu, esquina com a rua Ibitiara, bairro Florais Léa II. 

Segundo informações, o veículo Ford/Fiesta transitava pela rua Ibitiara em direção ao Florais Léa III, momento em que a condutora avançou a placa de sinalização (PARE), colidindo contra o veículo GM/Onix que seguia pela rua Morro do Chapéu, em direção ao bairro Santa Cruz. Com o impacto da colisão, o Fiesta atingiu um poste, deixando a condutora ferida. 

A SUTRANS foi acionada, compareceu no local, sinalizou a via e registrou a ocorrência. 

O SAMU prestou atendimento à condutora que ficou ferida, foi levada à UPA para melhor avaliação. 

A GCM deu apoio na ocorrência.

Fonte: Reportagem Marlon Ferraz

107c7262-15ca-4b2c-9eee-6b0d543f9277

Na manhã desta terça-feira, 1 de Outubro, uma tragédia abalou a comunidade do bairro Florais Léa 2, em Luís Eduardo Magalhães. Por volta das 7h30, uma criança de apenas 1 ano e 8 meses, identificada como Theo Oliveira Passos, perdeu a vida após ser atropelada por um caminhão Ford Cargo, que pertence à família.

O acidente ocorreu quando a mãe entrou com a criança em um dos cômodos da residência, enquanto o pai se preparava para sair com o caminhão. Theo, uma criança conhecida por sua esperteza, saiu do local sem que a mãe percebesse e acabou sendo atingido pelo caminhão, que se movimentava. O pai não conseguiu ver o filho a tempo de evitar a tragédia.

Familiares, ao perceberem o que havia acontecido, rapidamente socorreram a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ainda chegou com vida. Infelizmente, mesmo com todos os esforços da equipe médica, Theo faleceu 15 minutos depois de dar entrada no hospital.

O tio da vítima registrou um boletim de ocorrência, e os pais estão devastados, em estado de choque diante da perda inesperada do filho. A comunidade local se solidariza com a dor da família neste momento tão difícil.

O corpo de Theo foi removido pelo rabecao para o Necrotério na cidade de Barreiras.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares

de25eb83-59e6-412f-a96e-6b15b7a702fd

a98b5098-aadf-44d9-963a-15651892797b

 

Após 60 dias de competição, a 22ª edição das Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães (OILEM), chegou ao fim na última quinta-feira (26), em uma noite de celebração do esporte e com a entrega de muitos troféus.

A cerimônia de encerramento foi realizada no ginásio poliesportivo José Queiroz Barreto Neto, na Avenida JK, e contou com a presença de familiares, equipe gestora da Secretaria de Educação, professores e atletas;

Durante a noite, que foi aberta com a apresentação da Escola de Dança Jéssica Amaral, os campeões gerais de cada categoria receberam seus troféus;

Iniciada em 27 de julho, a competição reuniu 45 escolas e 7.500 estudantes em 15 modalidades, como voleibol, basquete, futsal, futebol Society, handebol, queimada, vôlei de areia, natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, judô, jiu-jitsu e karatê.

47518002-d655-46a9-a2ca-3a44627fe78c

39a3a702-76b3-424e-beb6-940f8bd304b0

d631a528-ff54-4f1c-9a55-5dec41b1b428



Confira os campeões gerais de cada categoria:

Campeão geral da categoria A - (alunos nascidos nos anos de 2007/2008)
1° Lugar – Colégio Estadual Mimoso do Oeste – CEMO;
2° Lugar – Colégio João Ubaldo Ribeiro – SESI;
3° Lugar – Colégio Estadual maria Otília Lutz.

Campeão geral da categoria B – (alunos nascidos nos anos de 2009/2010)
1° Lugar – Colégio municipal Ângelo Bosa;
2° Lugar – Colégio Mimoso Do Oeste – CMO;
3° Lugar – Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira – CEMAC.

Campeão geral da categoria C - (alunos nascidos nos anos de 2011/2012)
1° Lugar – Escola Municipal José Cardoso de Lima;
2° Lugar – Colégio Mimoso do Oeste – CMO;
3° Lugar – Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira – CEMAC.

Campeão geral da categoria D - (alunos nascidos nos anos de 2013/2014)
1° Lugar – Escola Municipal Pedro Paulo Côrte Filho;
2° Lugar – Escola Municipal Aldori Luiz Tolazzi;
3° Lugar – Centro Educacional Espaço Livre.

Campeão geral da categoria E - (alunos nascidos nos anos de 2015/2016)
1° Lugar – Colégio Mimoso do Oeste – CMO;
2° Lugar – Escola Municipal Aldori Luiz Tolazzi;
3° Lugar – Escola Municipal Hermínio Carlos Brandão.

Fonte: Blog do Sigi Vilares

O Vestibular 2025 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) segue com inscrições abertas até o dia 7 de outubro. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site vestibular2025.uneb.br. Estão sendo ofertadas 6.346 vagas para o processo seletivo, sendo 4.371 para cursos de graduação na modalidade presencial, outras 1.975 oportunidades para os cursos na modalidade a distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As inscrições devem ser realizadas no site do Vestibular Uneb 2025. O interessado deve clicar em “inscrição online”, identificar o seu grupo de pertencimento, escolher a modalidade de ensino desejada, primeira e segunda opções de curso, língua estrangeira, optar ou não pelas cotas e definir local onde realizará as provas. A taxa é de R$ 90 e deve ser paga até a data apresentada pelo boleto bancário.

Segundo o edital de seleção, será feita a reserva de 40% do total de vagas para negros. A política de cotas da universidade também prevê o direito a 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos.

Estão habilitados a concorrer às vagas ou sobrevagas reservadas, os candidatos que autodeclarem fazer parte dos grupos citados; tenham cursado todo o Ensino Fundamental II e todo o Ensino Médio exclusivamente em escola pública; registrem o valor máximo de renda bruta familiar e que se enquadrem nos requisitos previstos pelo edital do processo seletivo.

As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, informações sobre as provas, documentação exigida e cronograma da seleção constam no edital do Vestibular UNEB 2025.

Fonte: Ascom UNEB

Na tarde de ontem, segunda-feira, 30, ocorreu uma colisão envolvendo uma caminhonete GM D20, uma caminhonete Ranger e um caminhão carregado com gás de cozinha, na BR 242, KM 788, próximo a entrada para o bairro Vila Nova, na saída pra Salvador, em Barreiras.

Houve apenas danos materiais. A COOTRANS registrou o acidente e sinalizou o local que ficou parcialmente bloqueado.

Muito óleo ficou derramado na pista após colisão da Ranger sobreo tanque de combustível do caminhão, causando perigo e os bombeiros militares fizeram a limpeza.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
Carga ilícita com 100 dispositivos é encontrada em operação na cidade de Barreiras, oeste baiano.

Em mais uma ação de combate ao crime, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma grande quantidade de cigarros eletrônicos em um ônibus de passageiros na noite de sexta-feira (27), na BR-242, em Barreiras. A carga ilícita, composta por 100 dispositivos eletrônicos para fumar, estava sendo transportada de forma irregular e configura crime de contrabando.

Durante uma operação com foco em crimes de tráfico, contrabando e descaminho, os policiais rodoviários federais deram ordem de parada a um ônibus que seguia de Palmas (TO) para Fortaleza (CE). Ao inspecionar o veículo, os agentes encontraram diversas caixas contendo os cigarros eletrônicos, que estavam escondidas na parte superior do ônibus.

A comercialização, importação e propaganda de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil desde 2009, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC nº 46/2009). Essa decisão se baseia na falta de evidências científicas sobre a segurança desses produtos e nos riscos que eles podem causar à saúde. A proibição foi reforçada recentemente pela RDC nº 855/2024, que além de proibir a comercialização, também proíbe o uso de cigarros eletrônicos em locais fechados.

Os cigarros eletrônicos apreendidos foram encaminhados para a Polícia Federal, que dará prosseguimento às investigações para identificar os responsáveis pelo transporte da carga ilícita.

Fonte: PRF
No total, são 14 núcleos do setor, que respondem tecnicamente ao DIP. O departamento auxiliou em 154 prisões.

Após criação da Rede de Inteligência, coordenada pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP), ação que fez parte da reestruturação da Polícia Civil, o trabalho de investigação ganhou reforço no setor. Hoje, a Bahia conta com 14 Núcleos de Inteligência no interior do Estado.

Os setores de produção de conhecimentos ligados ao DIP estão situados estrategicamente nas cidades Itabuna, Alagoinhas, Barreiras, Guanambi, Irecê, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

De Janeiro a Agosto de 2024, o DIP auxiliou em 154 prisões, 168 mandados de buscas e 39 operações deflagradas por outros Departamentos e Coordenações da Polícia Civil.

“O DIP está ligado com todos os Departamentos da estrutura da Polícia Civil. Por meios de novas tecnologias e servidores altamente qualificados, ele tem ajudado na resolução e prevenção de crimes e no combate a criminalidade no estado”, disse a Delegada- Geral, Heloísa Brito.

Também neste ano, integrantes do DIP passaram por capacitações para extração de dados de celulares, em parceria com a Academia da Polícia Civil (Acadepol), além da criação de novas estruturas vinculadas à Coordenação de Inteligência, como os Núcleos de Ações Prisionais (NAP), de Interceptação Telefônica (NIT), de Inteligência Estratégica (NIE), a Rede de Inteligência, e as Coordenações de Laboratório Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), Laboratório de Extração de dados (LAB-ED) e o Laboratório de Inteligência Cibernética (Ciber-Lab).

Fonte: Ascom PC
Com a diminuição dos crimes contra a vida no primeiro semestre, 23.111 policiais serão beneficiados.

Na Polícia Militar, 17.841 servidores lotados em unidades ordinárias e especializadas receberão o PDP. O trabalho de inteligência da Polícia Civil também será reconhecido, com a premiação de 3.904 delegados, escrivães e investigadores. No Departamento de Polícia Técnica (DPT), 803 peritos ganharão o PDP. Completam a lista, 563 policiais lotados em unidades da SSP.

“Dedicação, empenho e resiliência resumem o policial da Bahia. A redução das mortes violentas em 13% no primeiro semestre é resultado de muito trabalho e integração das Forças Policiais. Continuaremos firmes na missão”, declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Fonte: SSP BA

Nenhum eleitor pode ser preso desta terça-feira (1°) até o dia 8 de outubro a não ser em três casos: de flagrante, de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou de desrespeito a salvo-conduto.

Entre os exemplos de crimes inafiançaveis estão racismo, tortura, tráfico de drogas e terrorismo.

A restrição a prisões já estava válida para candidatos desde o dia 21 de setembro, quinze dias antes do primeiro turno. Até o dia 8, eles só podem ser presos em caso de flagrante delito.

Segundo o Código Eleitoral, “ocorrendo qualquer prisão o preso será imediatamente conduzido à presença do juiz competente”, e o magistrado avaliará a legalidade ou não da detenção.

As medidas têm como objetivo impedir interferência indevida na lisura do pleito e assegurar o direito de votar e ser votado.

A eleição 2024 está marcada para o primeiro domingo de outubro, dia 6. A votação começa às 8h e vai até as 17h no horário de Brasília. O segundo turno acontece, nas cidades em que houver, no dia 27 do mesmo mês.

O pleito definirá prefeitos e vereadores por todo o país. A votação ocorrerá em mais de 5.500 cidades e vai mobilizar mais de 150 milhões de eleitores, segundo o TSE.

Fonte: Ana Gabriela Oliveira Lima/Folhapress

A Semana Nacional do Trânsito teve como início dia 19/09 com uma solenidade no auditório do Sest Senat que contou com diversas autoridades. Durante a semana diversas Palestras foram ministradas pelos Agentes de Trânsito nas Escolas Municipais,Estaduais e Particulares atendendo desde das crianças menores com trabalho mais lúdico tanto para o público mais de adolescentes totalizando um total de 14 Palestras de Educação no Trânsito,focando no tema que A Paz no trânsito começa por você,foi feito um trabalho conjunto com a PRF na BR 020 voltado para Saúde dós condutores de veículos.



Lembramos que este trabalho é executado pela Sutrans por muitos anos independente de ser Semana Nacional do Trânsito,Maio Amarelo ou não,os agentes estão prontos para a qualquer momento do ano possam efetuar esses esclarecimentos levando assim informações e conhecimento para toda comunidade,quem tiver interresse em receber esses profissionais basta entrar em contato com a Sutrans que os mesmos estarão disponíveis para atende-lós.



*A Superintendência de Transporte e Trânsito reforça que, qualquer situação de Segurança viária ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 156,ou através do WhatsApp (77) 9.9963-0238

Fonte: SUTRANS - Mais que trânsito, Segurança pública viária!

O barreirense Gabriel Soares Vilaça, 22 anos, morreu vítima de afogamento, ocorrido em um rio, localizado no Povoado de Galinhos, município de Luís Eduardo Magalhães, na tarde de ontem, domingo (29). Gabriel e o seu primo foram conhecer o rio, porém ele não sabia nadar e ao tomar banho, escorregou para uma parte mais funda e se afogou. Daniel, primo de Gabriel, tentou socorrê-lo, porém também não sabia nadar.

Daniel pediu ajuda a populares que estavam nas proximidades e conseguiram retirar Gabriel. Foram feitas tentativas de reanimação, porém sem sucesso.

Gabriel está sendo velado na residência de sua mãe, no bairro Jardim das Acácias e será enterrado na manhã de terça-feira (01) as 08h.

Fonte: Blog do Sigi Vilares/JB Notícias
De 946 audiências de custódia realizadas em Salvador, em 659 a Justiça determinou liberdade provisória

“Há quase um mês nossa família não é mais a mesma. Há quase um mês sentimos o desgosto do que é viver uma injustiça. É muito contraditório pensar que alguém que trabalhava a serviço da segurança pública, no momento em que precisou da Justiça, não foi acolhido. Hoje, meu tio não está mais conosco. Um monstro o matou. Esse mesmo monstro foi solto e está vivendo uma vida normal. Não é justo”.

O forte depoimento é de Andreia Franco, sobrinha do subtenente da Polícia Militar Antônio Fernando Paim, que morreu após ser atropelado durante uma blitz, no bairro da Sussuarana, em Salvador, em julho deste ano. O suspeito, Bruno de Araújo, chegou a ser preso, mas teve a liberdade provisória concedida pela Justiça baiana após passar pela audiência de custódia.

Decisões judiciais como essa não são raras. Um levantamento do Portal A TARDE junto ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aponta que, no primeiro semestre de 2024, foram registradas 1.313 prisões em flagrante na comarca de Salvador. Deste total, 367 foram consideradas ilegais e 946 seguiram para a audiência de custódia. Dentre os casos que chegaram à audiência de custódia, a Justiça baiana determinou a liberdade provisória para 659 presos, enquanto outros 287 tiveram a prisão em flagrante convertida para preventiva.

“O Brasil é regido pelo princípio constitucional da presunção de inocência, e não da presunção de culpabilidade. Quando uma pessoa é presa em flagrante, o juiz avalia, de imediato, se a prisão foi legal. Caso seja identificada alguma violação dos requisitos da prisão em flagrante, já é determinado o relaxamento. Caso o juiz julgue legal, o próximo passo é encaminhar o flagranteado para a audiência de custódia. É o momento em que uma pessoa que foi presa é apresentada ao judiciário, com a participação do Ministério Público e da Defensoria ou de um advogado, que irá analisar a legalidade e a necessidade da prisão, para que se promova um espaço democrático de discussão”, explica o advogado criminalista Osmar Palma.


Advogado criminalista e professor Osmar Palma 

O advogado e professor de direito penal esclarece ainda que, na audiência de custódia, deverão ser analisadas fundamentalmente três questões:

- A legalidade da prisão, ou seja, se foram respeitados todos os procedimentos legais;

- A dignidade do preso e se houve excesso por parte da polícia;

- Analisar também a necessidade de manutenção da prisão decretada, convertendo a prisão em flagrante em prisão preventiva.

"No ordenamento jurídico brasileiro, a regra é a liberdade, prisão é a exceção. Conceder liberdade provisória, com ou sem fiança, podendo decretar medidas cautelares diversas da prisão, não se confunde com impunidade"

A dor da “impunidade”

Enquanto os procedimentos legais são seguidos com base no ordenamento jurídico, do outro lado, a família do subtenente e de outras vítimas de crimes em Salvador anseiam por mudanças.

“Tudo o que nossa família está sentindo e vivendo, com certeza não vai ter palavra suficiente para expressar. Já são mais de 30 dias desde que meu tio foi brutalmente atropelado e quase um mês que ele se foi. Não podemos dizer que foi um acidente algo que foi feito de forma proposital. E por incrível que pareça, ele saiu de casa para trabalhar, para garantir a segurança da população, e foi vitimado por um infrator. Enquanto um criminoso está podendo desfrutar dos momentos em família, a nossa só sofre, só chora", lamenta Andreia.

"A nossa família está inconformada com tudo que estamos vivendo. Meu tio deixou uma mãe de 84 anos que já tinha problemas de saúde, já tinha uma saúde debilitada e que está piorando diariamente, porque não aceita a perda do filho da forma que foi. Além disso, a dor piora ainda mais por saber que ele [o suspeito] está solto, respondendo em liberdade”, desabafa.


Enterro do subtenente Paim foi marcado por grande comoção 

A sobrinha do subtenente da Polícia Militar argumenta ainda que qualquer pessoa que busca a legislação para poder ter uma carteira de habilitação é ensinada que, no trânsito, ela dirige por ela e pelas demais pessoas. "Ele [o suspeito] tinha consciência do que estava fazendo, tinha consciência do que poderia gerar, e mesmo assim optou por atropelar, em agir dessa forma, mesmo sabendo que isso poderia trazer graves consequências”, ressaltou.

O subtenente Paim foi atropelado no dia 13 de julho deste ano. Ele participava de uma blitz da polícia, quando foi atingido por dois indivíduos que tentavam escapar da abordagem. No impacto, o subtenente teria batido com a cabeça e sofreu um traumatismo craniano. Ele passou alguns dias internado, mas não resistiu e foi à óbito no dia 24 de julho. O enterro aconteceu um dia depois, sob forte comoção.

A reportagem do Portal A Tarde conversou com Antonio Faiçal, juiz do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, que falou sobre o papel da audiência de custódia.

"O objetivo desse procedimento legal é apresentar a pessoa presa em flagrante a um juiz, para que ele possa, naquele momento, ouvindo a pessoa, perceber melhor tanto as características pessoais quanto processuais desse cidadão, e decidir se ele pode aguardar o processo em liberdade ou se ele precisa aguardar esse processo privado de liberdade", disse.

Faiçal também explica que não são apenas pessoas que cometeram crimes violentos que são levadas à audiência de custódia. Todo preso em flagrante, detido por qualquer tipo de crime, é encaminhado para o procedimento.

"Há uma quantidade enorme de crimes em que as pessoas são presas em flagrante e que não envolvem violência. Aliás, os crimes mais perniciosos para nossa sociedade, como homicídio, são raramente flagrados. É muito difícil pegar uma pessoa praticando um ato desses", relatou.

Com isso, também é analisado o histórico criminal do suspeito, o que, em alguns casos, leva à soltura do suspeito. "Dos crimes que são apresentados à justiça, não se revelam apenas crimes violentos e nem sempre são praticados por pessoas com histórico criminal, o que faz entender que o caminho natural seja a soltura", completou.

Fonte: A TARDE
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |