Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Aconteceu na manhã de ontem, terça-feira (18), o lançamento do Programa Novo Jardim das Acácias, que consiste na pavimentação e urbanização do bairro, realizado pela prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

O evento contou com a presença do prefeito Junior Marabá, vereadores, secretários e moradores que aguardavam há mais de 23 anos o tão sonhado asfalto. Também esteve presente contemplando o lançamento da pavimentação asfáltica, a empresária Neuza Modas. A empresária é uma forte liderança no bairro Santa Cruz, concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores na eleição de 2020.

"Mais uma promessa de campanha do prefeito Junior Marabá. Uma ação muito importante para os moradores deste bairro. A partir de agora o Jardim das Acácias deixa de ser palco político, graças a uma gestão comprometida com a população", parabenizou a empresária.

Fonte: Blog do Sigi Vilares


Da direita para a esquerda, na primeira fileira: o prefeito Junior Marabá, Paulo Câmara o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Franklin Willer e o procurador Geral do Município, Willton Novaes

O prefeito Junior Marabá acompanhou na noite de ontem (18), na Câmara de Vereadores, a aprovação unânime do projeto de lei nº 37 de 2023, de autoria do Poder Executivo, que elevou a comunidade do Novo Paraná a condição de Distrito. A legislação estava em tramitação na casa legislativa há mais de um ano.

“A elevação distrital é uma luta antiga e vai representar avanços para o povoado que atualmente abriga cerca de 2 mil pessoas e abrange uma área de aproximadamente 100 hectares”, comemorou o prefeito Junior Marabá. “Estamos muitos felizes em fazer parte dessa história de crescimento e valorização da comunidade, que tem pessoas tão queridas e que fazem a diferença no nosso município, como os irmãos Adellar e Jaime Cappellesso e o Sr. Walter Baldoni, integrantes de famílias que deram início à comunidade ainda no ano de 1980” pontuou. 

De acordo com Jaime Cappellesso, a notícia já repercutiu entre os moradores da localidade. “Todos estamos muitos felizes, porque era algo pleiteado há mais de 20 anos e só agora conquistamos. A Câmara foi muito feliz em aprovar por unanimidade e o Prefeito por apresentar o projeto de lei. A principal importância de sermos um Distrito é a descentralização administrativa. Agora o Prefeito pode montar uma subprefeitura, nomear um subprefeito aproveitando as áreas públicas que já dispomos na comunidade. Estamos há 27 Km do centro de Luís Eduardo Magalhães, separados por uma rodovia. Então é bom para a comunidade do Novo Paraná, mas não só, toda a região sul e o interior serão beneficiados e para o prefeito, que vai dividir as responsabilidades”, contou.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

Na manhã de ontem, quarta-feira, 19, a CIPE CERRADO iniciou na sede, em LEM, a 1ª Edição da Instrução Intensiva de Ações Especializadadas - IIAEsp promovida por esta UOE.

As instruções iniciaram com a participação de 31 alunos e objetivam a capacitação e a habilitação dos policiais recém transferidos para esta unidade, em sua grande maioria recém-formados no curso de formação de Soldados 2022.1, e terá uma duração de 08 dias, com Carga Horária total de 80 horas, abrangendo as principais ações e atividades desempenhas pelas CIPE.

Fonte: CIPE CERRADO

Famílias do Loteamento Rio Grande e Vila Brasil, na abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS IV), foram contempladas com doação de roupas e cobertores arrecadados durante a realização do Arraiá Solidário. A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, cujo objetivo foi de contribuir com as famílias em situação de vulnerabilidade devido às baixas temperaturas nesta época do ano.

No total, 11 famílias receberam os kits montados e entregues pelas subdiretoras da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Suely Nascimento e Janaina Bandeira; também pela coordenadora do CRAS IV, Laís Raquel Nascimento. “Realizamos um levantamento das famílias em situação de vulnerabilidade na abrangência do CRAS IV para a entrega dessas peças importantes neste período mais frio. A campanha buscou sensibilizar todas as pessoas que participaram do Arraiá Solidário, para este ato de solidariedade”, pontuou Suely Nascimento.

Conforme a secretária de Assistência Social e Trabalho, Dicíola Baqueiro, além da colaboração de funcionários e amigos da Secretaria, a Campanha Arraiá Solidário contou ainda com a colaboração do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic). “Aproveitamos o ambiente descontraído e divertido do São João para também praticar o amor ao próximo. Neste caso específico, aos usuários dos serviços socioassistenciais que neste período mais frio na região necessitam de agasalhos e de atenção, assim, agradeço às instituições parceiras e a cada colaborador neste ato solidário. Hoje o material arrecadado foi entregue para algumas famílias cadastradas e acompanhadas pelo CRAS IV”, ressaltou Dicíola Baqueiro.

Fonte: DIRCOM PMB

O 17º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) recebeu, na última segunda-feira (17), a segunda equipe composta por quinze especialistas em combate a incêndios florestais, provenientes de outras unidades de bombeiros militares localizadas no interior e na capital do estado, com o objetivo de reforçar a região oeste. Essa equipe substituiu o primeiro grupo, que havia chegado no dia 03/07. A chegada e permanência desses profissionais tornaram-se extremamente importantes devido ao alarmante aumento de ocorrências recentes.

Os incêndios florestais têm crescido de forma preocupante na região oeste, resultando em uma necessidade urgente de recursos adicionais para controlar e combater essas emergências. Diante dessa situação alarmante, o Comando da Corporação agiu rapidamente, disponibilizando e mantendo bombeiros militares especializados para fortalecer a capacidade de resposta.

Essa estratégia foi adotada com o objetivo de garantir que a região oeste esteja adequadamente preparada e equipada para enfrentar o aumento dos incêndios florestais. Com a chegada e permanência desses especialistas, que possuem ampla experiência e conhecimento no combate a incêndios florestais, o batalhão está em uma posição melhor para lidar com a complexidade e os desafios apresentados por essas situações.

Fonte: 17º BBM

A Secretaria de Educação, por meio da Diretoria Pedagógica, promove juntamente às Unidades Escolares do município, a 3ª Edição do Festival Artístico Estudantil Barreirense 2023 (FAEB). O evento busca difundir talentos, valorizar a produção cultural dos estudantes da Rede Municipal de Ensino e incentivar o protagonismo infanto juvenil. Nesta segunda-feira (17), aconteceu no Auditório da Escola Celso Barbosa dos Santos o lançamento do Festival e realização das pré-inscrições.

O FAEB 2023 é destinado a todo público estudantil matriculado nas Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino nos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos-EJA. Após realizar as pré-inscrições, é necessário fazer a confirmação das mesmas, no período de 14 a 18 de agosto, com o envio das fichas de inscrição e termos de autorização devidamente preenchidos, assinados e digitalizados pelo Gestor Escolar. O material deve ser encaminhado para o e-mail seducfaeb@gmail.com.

As apresentações de dança, música e teatro do FAEB 2023 serão realizadas no período de 25 de setembro a 6 de outubro no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e as expectativas dos organizadores é que o evento repita o sucesso das edições anteriores. “Ano passado tivemos a participação de estudantes de 13 escolas, que fizeram bonito durante os cinco dias do evento. Buscamos estimular os novos talentos e incentivar o potencial artístico de nossos jovens, todos recebem medalhas de participação e os finalistas garantem troféus para as suas escolas”, explica Jarildes de Souza, que junto com a diretora pedagógica Aldeci Queiroz Moreira; Zaira Moreira Pedrosa e Jussyara Machado Andrade, está à frente da organização.

Todas as informações sobre o FAEB 2023 como período de inscrições, datas e premiação podem ser conferidas no regulamento do Festival, acessando o endereço do Portal Educanet https://barreiras.portaleducanet.com.br/publicacoes-legais

Fonte: DIRCOM PMB

Na noite de ontem, quarta-feira, 19, a CIPE CERRADO promoveu palestra, policiais integrantes da 1ª Edição da Instrução Intensiva de Ações Especializadas - IIAEsp da CIPE/Cerrado, participaram de uma palestra proferida pelo Médico Cardiologista, Dr. Neudson de Oliveira Gomes com o Tema: “Orientações Médicas para Atividades Militares de Alta Intensidade”, em LEM.

A iniciativa que tem sido uma prática na PMBA, visa prevenir a ocorrência de acidentes nos participantes do curso orientando-os sobre os alertas e sinais emitidos pelo organismo.

Fonte: CIPE CERRADO

Fonte: Grupo Santo Antonio

O ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) manteve encontros com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), na semana passada, e com seu colega de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sete dias antes.

A movimentação de Neto tem como horizonte as sucessões à Presidência e aos governos estaduais de 2026, a qual seus aliados mais próximos acreditam que disputará na Bahia.

No entorno do ex-prefeito, há convicção de que a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) encerrou o ciclo de polarização eleitoral que marcou o último pleito e prejudicou imensamente sua candidatura ao governo baiano.

Desde o princípio avesso ao extremismo bolsonarista, Neto não teve com quem casar sua campanha nacionalmente, estratégia da qual seu adversário do PT, Jerônimo Rodrigues, tirou o máximo proveito com o então candidato Lula, elegendo-se governador.

O que estaria animando o ex-prefeito à disputa de 2026 seria o fato de que os potenciais adversários de Lula na próxima disputa pertencem à chamada centro-direita civilizada, para os quais poderia manter seu palanque aberto na Bahia.

Ele também mantém boa interlocução com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSDB, outro nome que aparece como eventual postulante à sucessão presidencial.

Fonte: po

A horta comunitária, instalada no bairro São Geraldo, localizado em Santana, no Oeste da Bahia, está proporcionando uma transformação significativa nas vidas de 100 famílias do município. A iniciativa, realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana, tem sido fundamental para promover segurança alimentar e nutricional para essas famílias em situação de vulnerabilidade e garantir renda.

A horta ocupa uma área total de 7,5 hectares, sendo quatro hectares localizados na Escola Família Agrícola Padre Artur Birk e os outros 3,5 hectares em áreas coletivas de assentamentos rurais. Ao todo, foram instalados 100 módulos com 32 canteiros, cada um com dimensões de 1,4m x 10m.

Essa ação faz parte do projeto ‘Santana Sustentável – Semente na terra, Alimento na Mesa’, que visa promover a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares do município, oferecendo a oportunidade de cultivar alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, gerar renda para as famílias envolvidas por meio da venda dos excedentes.

A horta comunitária promove a produção de alimentos livres de agrotóxicos, em harmonia com o meio ambiente, atendendo à crescente demanda por alimentos naturais e saudáveis. As hortaliças, por sua importância na dieta alimentar saudável, são priorizadas.

Joaquim Antônio, um dos beneficiários da horta comunitária, ressalta a importância dessa iniciativa. “Eu estava sem fazer nada, e essa horta trouxe uma melhoria para mim e para muitas pessoas. Agora, posso consumir alface, coentro, cebolinha, couve, cenoura e ainda ganhar um dinheirinho com a venda dos produtos”.

Para Francielle dos Santos, a horta comunitária representa vida e saúde. “Plantamos alface, cebola, pimentão e salsinha. Estou feliz em ter uma atividade no meu dia. Vou vender parte da produção e também levar para minha própria mesa”.

O agrônomo Sandro Oliveira, responsável pelo projeto, destaca a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santana. “São 100 famílias que estavam sem perspectivas de vida, desempregadas. Cada família recebeu um lote e uma caixa d’água de mil litros para regar os alimentos plantados, além de equipamentos de proteção, como botas, calças e luvas. Esperamos transformar vidas. Tudo o que é produzido é para consumo das famílias e o excedente será vendido para a prefeitura e programas governamentais”.

A iniciativa da CAR está alinhada com o programa Bahia Sem Fome – Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, que tem como objetivo promover a segurança alimentar e nutricional no estado, garantindo o acesso a alimentos de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa busca reduzir os índices de insegurança alimentar grave na Bahia, com enfoque especial nas famílias extremamente pobres tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Ao proporcionar a implantação das hortas comunitárias, a CAR contribui diretamente para a redução dos índices de insegurança alimentar, oferecendo oportunidades concretas para que famílias possam produzir seus próprios alimentos e ter uma fonte de renda. Além disso, a iniciativa fortalece a agricultura familiar e promove a sustentabilidade, criando um ambiente propício para o desenvolvimento socioeconômico do município de Santana.

Fonte: Ascom/CAR
Interessados devem realizar a inscrição de 17 a 21 de julho

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, prorrogou as inscrições gratuitas as duas turmas do Qualifica LEM, dos cursos de Fabricação de Pizza e Produção de Salgados e Folhados.

Para participar da capacitação, o interessado deve ser maior de 16 anos e estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, ter cadastro no CadÚnico e o título eleitoral do município.

Documentação necessária para a matrícula
Cópias e originais do RG, CPF, título de eleitor do município, comprovante de endereço, histórico escolar, cópia do CadÚnico.

As matrículas acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Sala do Empreendedor, localizada na Rua José Cardoso de Lima, nº 425, Centro. Maiores informações, pelo telefone: (77) 9.9855-9114.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

Iniciou na manhã desta terça-feira (18), o asfaltamento do bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães, pela rua Angico, com o lançamento do Programa Novo Jardim das Acácias. O prefeito Junior Marabá assinou a ordem de serviço no valor de R$ 48,8 milhões, que vai contemplar todo o bairro. O lançamento foi em clima de festa, e reuniu moradores antigos do bairro, como o Sr. Edvaldo, Irineu, entre muitos outros, que sonharam com essa realização.


O prefeito Junior Marabá, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Franklin Willer e o secretário de Governo, Danilo Henrique

Quem comemorou a chegada do asfalto foi Hamilton Pereira, que mora há 10 anos na rua Angico. “Que Deus abençoe a vida do nosso prefeito Junior Marabá, porque sem o compromisso dele com a população, nada disso teria acontecido. Para a gente esse asfalto é uma benção”, agradeceu.

Francisca Adriana, é moradora do bairro há 16 anos e disse que a poeira era um dos principais incômodos. “Esse é um sonho realizado. A gente poder sair, voltar, entrar em casa e não parecer que vive em um chiqueiro”, disse.


O morador da rua Angico, Hamilton comemorou a chegada do asfalto

Planejamento
Para que o asfalto fosse uma realidade, foi necessário planejamento da gestão. A Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo definiu o início da pavimentação, de acordo com o avanço das obras de esgotamento sanitário. Logo após, nas ruas com esgotamento concluído, foi iniciado o serviço de drenagem, terraplanagem e finalmente o asfalto.

“Lançamos hoje o Programa Novo Jardim das Acácias e iniciamos o asfaltamento da comunidade pela rua Angico. Um investimento de R$ 48,8 milhões, que vai contemplar todo o bairro. O Jardim das Acácias recebe o asfaltamento depois do avanço de 85% das obras de esgotamento sanitário e um trabalho sério de drenagem, que vai garantir um asfalto sem recortes no futuro, devolvendo a dignidade, autoestima e qualidade de vida para os moradores”, disse o prefeito.


Para Francisca Adriana esse é um sonho realizado

“É uma sensação de orgulho, de vitória, dizer que ‘nós conseguimos o asfaltamento do bairro Jardim das Acácias’. E é triste pensar que muitos trabalharam para impedir que essas obras iniciassem, mas nós continuamos e vamos continuar, porque Deus e a população está conosco. E quero lembrar a todos que esse é um governo de realizações, que trabalha pensando nas pessoas, e é por esse motivo que estamos na política”, concluiu Junior Marabá.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

As equipes da 1ª e 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) enfrentaram mais um fim de semana intenso, com uma série de ocorrências de incêndios florestais. Durante os dias 15 e 16 de julho, os bombeiros agiram prontamente nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, atendendo a chamados em diversos bairros, incluindo Jardim Ouro Branco, Morada Nobre, entroncamento de acesso ao povoado Val da Boa Esperança, Jardim Alvorada, Florais Léia II, Parque Oeste Fases e Loteamento Tropical Ville II.



Os incêndios florestais representam uma ameaça séria ao meio ambiente e à segurança das comunidades. As equipes do 17º BBM demonstraram dedicação ao combater essas ocorrências em múltiplas áreas residenciais. O trabalho garantiu que os incêndios fossem controlados e extintos o mais rápido possível, evitando danos maiores às propriedades e vidas humanas.

É importante ressaltar a importância da conscientização da população sobre as práticas de prevenção de incêndios florestais, como evitar queimadas e descartar corretamente materiais inflamáveis. Essas ações podem reduzir significativamente o risco de incêndios e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Fonte: 17º BBM

O Chefe da Delegacia da PRF de Barreiras, inspetor Cleiton de Souza Correia, recebeu nesta segunda-feira (17), a visita institucional do comandante geral do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), coronel da PMBA, José Carlos Soares Mariano. O encontro aconteceu nas dependências da unidade operacional da PRF de Barreiras, localizada na BR 242, no oeste baiano.

Durante a visita, o comandante da CPRO parabenizou a nomeação do chefe da DEL10BA e colocou-se à disposição para atuar de forma integrada em ações operacionais. O encontro foi acompanhado pelo chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização (NPF DEL10BA), Rivânio Reicardo Santos Silva.

Ao final do encontro, o inspetor Cleiton colocou-se à disposição para um permanente compartilhamento de estratégias institucionais, informações e boas práticas e ressaltou que esse intercâmbio de experiências tem sido uma constante na PRF, na busca permanente de prestar um serviço de excelência em segurança pública.

Fonte: PRF
PGR quer dados de quem segue Bolsonaro no Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, Tiktoke e LinkedIn


Subprocurador Carlos Frederico Santos pede os dados de quase 70 milhões de seguidores de Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, uma requisição para que o ministro autorize o envio dos dados de identificação dos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

O documento não faz qualquer distinção sobre o seguidor ter manifestado apoio ou não em postagens críticas ao sistema eleitoral, urna eletrônica, Tribunal Superior Eleitoral ou os atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023. O critério determinado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, que assina o documento, é apenas seguir o ex-presidente.

O subprocurador também pede para que “eventuais autoridades com foro por prerrogativas junto ao Supremo Tribunal Federal”, ou seja, com foro privilegiado, e que tenham feito publicações semelhantes ou repostado o material, sejam identificadas e que as métricas (alcance, comentários, visualizações etc.) sejam fornecidas.

A decisão sobre o pedido da PGR caberá a Moraes por ser o relator do inquérito que apura os atos de vandalismo que ocorreram em Brasília no início do ano, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

Se acatada, dados de quase 70 milhões de seguidores deverão ser repassados para o subprocurador.

Jair Bolsonaro conta com 25,2 milhões de seguidores no Instagram, 11,4 milhões no Twitter, 15 milhões no Facebook, 6,47 milhões no YouTube, 5,5 milhões no Tiktok e outros 426 mil no LinkdIn.

Fonte: Diário do Poder

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Devedores com débitos de até R$ 100 poderão financiar dívidas com os bancos e quitar contas atrasadas

O governo federal começa nesta segunda-feira (17) as operações do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas que pode beneficiar até 70 milhões de pessoas.

As renegociações poderão ser feitas diretamente entre os clientes e as instituições financeiras onde os débitos existem. Com o nome limpo, é possível voltar a comprar a prazo, pegar empréstimos ou mesmo fechar contratos de aluguel.

Como participar

A renegociação das dívidas será feita por meio da plataforma do programa. Para participar, é preciso se cadastrar no site do governo federal (www.gov.br) e seguir as instruções para obter o nível de certificação "Prata" ou "Ouro". Na plataforma, os cidadãos terão acesso à lista de dívidas que poderão ser negociadas no programa e a situação de cada uma delas.

Os beneficiários serão incentivados a realizar um curso de Educação Financeira, que estará disponível no momento da habilitação ao programa. A iniciativa atenderá devedores em três faixas. A terceira será iniciada em setembro.

Veja na galeria como participar do programa

Faixa 1

Na faixa 1, serão enquadradas pessoas físicas com renda bruta mensal de até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.640, ou que estejam inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). Poderão ser renegociadas dívidas financeiras e de consumo, como contas de água, luz, telefone ou varejo, negativadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022 e que não ultrapassem o valor total de R$ 5.000.

Nesta faixa, não podem ser financiadas:

• dívidas de crédito rural;
• financiamento imobiliário;
• créditos com garantia real; e
• operações com funding ou risco de terceiros.

As dívidas renegociadas poderão ser quitadas à vista ou parceladas em até 60 vezes, com parcela mínima de R$ 50,00 e juros de até 1,99% ao mês.

Faixa 2

Na faixa 2, podem participar pessoas físicas com renda mensal de até R$ 20.000 e que tenham dívidas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022. Nesse caso, a renegociação dos débitos pode ser feita de forma direta entre os devedores e as instituições financeiras, por meio de seus próprios canais de atendimento, com um prazo mínimo de 12 meses para o pagamento.

Nesta faixa, não podem ser financiadas:

• dívidas de crédito rural;
• que possuam garantia da União ou de entidade pública;
• que não tenham o risco de crédito integralmente assumido pelos agentes financeiros;
• que tenham qualquer tipo de previsão de aporte de recursos públicos;
• ou que tenham qualquer equalização de taxa de juros por parte da União.

Fonte: R7
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |