Para marcar o encerramento da campanha Janeiro Branco, o CAPS AD e CAPS II reuniram coordenadores de diversas instituições para discutir a abordagem da saúde mental e fortalecer a articulação entre os serviços. O encontro contou com a participação de representantes de Unidades de Saúde, UPA 24h Clarice Borges, Hospital Municipal Eurico Dutra, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Defensoria Pública, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Centro de Especialidade Leonídia Ayres de Almeida, Atenção Primária à Saúde, e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Dr. Andréia Beatriz , representando a equipe de avaliação e monitoramento das medidas aplicáveis às pessoas que têm transtorno mental e se encontram em conflito com a lei.
A coordenadora de Saúde Mental de Barreiras, Denny Samper destacou a importância da iniciativa para integrar os diversos serviços que atendem pessoas com transtornos mentais e dependência química. “Esse é um momento muito importante para o município, onde começamos o ano articulando com todos os equipamentos, sejam eles municipais ou instituições públicas. Nosso objetivo é entender melhor como cada equipamento funciona e fortalecer a assistência ao paciente, garantindo um atendimento mais eficiente e integrado. Essa ação reforça que os órgãos públicos não estão aqui para fiscalizar ou punir, mas para construir parcerias e melhorar o serviço prestado tanto na saúde quanto na assistência social”, afirmou.
O encontro serviu para que os profissionais compartilhassem desafios e estratégias para aprimorar a rede de atendimento, destacando a importância da atuação conjunta. O coordenador da Defensoria Pública, Ênyo Ribeiro, ressaltou a relevância dessa articulação. “Foi uma iniciativa em conjunto com os CAPS e a Defensoria Pública para reunir a rede. Se queremos um atendimento funcionando bem, precisamos nos articular com os coordenadores e profissionais. O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre saúde mental, e esse momento é fundamental para discutirmos casos, identificarmos necessidades e estabelecermos parcerias. A Defensoria atua tanto na judicialização, quando é necessário garantir internações, quanto na prevenção, buscando medidas extrajudiciais para fortalecer a rede ambulatorial do CAPS, do CREAS e de outros serviços, apoiando não apenas a pessoa em sofrimento mental, mas também sua família”, ressaltou.
Durante o encontro, foi ressaltado que a saúde mental vai além do atendimento clínico e envolve diferentes áreas, como assistência social, segurança pública e direitos humanos. O evento encerrou o Janeiro Branco destacando a importância de manter esse diálogo ao longo do ano, fortalecendo a rede de apoio e promovendo um atendimento mais acessível e humanizado à população.
31
Jan / 2025 |
Enfermeiros da UPA 24h Clarice Borges participam de capacitação sobre profilaxia antirr |
A Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio da Coordenação do Programa de Imunização (Copim), em parceria com o Núcleo Regional de Saúde, realizou, nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29), uma capacitação sobre profilaxia antirrábica humana. O treinamento é voltado para enfermeiros que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Clarice Borges.
O objetivo da capacitação é aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre o tratamento adequado e a conduta a ser adotada em casos de exposição ao vírus da raiva. Durante o treinamento, os enfermeiros são orientados sobre quais procedimentos seguir e quais medicamentos utilizar em cada tipo de paciente, garantindo um atendimento mais eficaz e seguro.
A escolha da UPA Clarice Borges como local inicial da capacitação se deve ao fato de a unidade ser referência para o atendimento de urgência e emergência, além de dispor de soros, imunoglobulina e vacinas antirrábicas, essenciais para o tratamento de casos suspeitos. Além disso, a UPA recebe pacientes de diversos municípios, incluindo moradores da zona rural, que frequentemente sofrem mordeduras de animais como cavalos e porcos, e da zona urbana, onde há casos envolvendo cães e gatos de rua. Também há registros de exposições envolvendo biólogos, veterinários e estudantes que realizam pesquisas com morcegos.
A enfermeira Têisse Sampaio, da Copim, destacou a importância do treinamento para a qualificação dos profissionais. “Capacitar os enfermeiros é fundamental para que possamos garantir um atendimento seguro e eficaz aos pacientes expostos ao vírus da raiva. Quanto mais preparados os profissionais estiverem, maior será a agilidade na tomada de decisão e no encaminhamento adequado de cada caso”, afirmou.
31
Jan / 2025 |
Bahia registra 42 policiais presos em apenas dois anos |
Dados do Ministério Público da Bahia (MP-BA) apontaram que 42 policiais foram presos no estado nos anos de 2023 e 2024. De acordo com o órgão, entre os presos, 37 eram policiais militares, quatro eram penais, além de um policial civil. Ao todo, 18 operações foram realizadas no período para cumprir mandados de prisão contra esses agentes da segurança pública.
Dividindo os dados por ano, 16 policiais foram presos no ano passado, sendo 12 PMs e quatro da Polícia Penal. No ano anterior, foram detidos 26 agentes, dos quais, 25 eram policiais militares e um integrante da Polícia Civil. O Ministério Público não informou detalhes sobre as operações que resultaram nas prisões dos agentes, as acusações que eles respondem e nem os nomes dos detidos.
De acordo com o coronel reformado e especialista em segurança pública, Antônio Jorge Melo, há dois tipos de policiais que se envolvem com atividades criminosas: aquele que é cooptado por organizações criminosas, e outro que ultrapassa os limites da legalidade nas ações contra o crime organizado.
“Temos observado um crescimento nas ligações dos agentes com facções ligadas ao narcotráfico, além de um fenômeno onde pessoas já entram nas corporações integrando esses grupos. Não é algo exclusivo da polícia, e é um risco muito grande, tanto que as instituições estão aprimorando seus mecanismos correcionais e suas sindicâncias sociais para detectar antecipadamente esse tipo de envolvimento”, ressaltou.
Antônio Jorge também explica que, por integrarem as forças de segurança, os policiais são os alvos preferenciais dos processos de cooptação das organizações criminosas. “Os motivos são diversos, podem ser por proteção ou para obterem informações privilegiadas. Esses grupos buscam os agentes com o objetivo de obterem vantagens”, completou.
Para o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), especialista em segurança pública, Horácio Nelson Hastenreiter, o número de policiais presos pode estar relacionado a três fatores distintos: “um aumento do envolvimento de policiais em atividades criminosas, a melhoria do processo correcional com os órgãos mais atuantes e a facilidade que os crimes podem ser identificados”.
A reportagem procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Administração Penal (Seap), a Polícia Militar e a Polícia Civil para ter mais informações sobre as prisões dos policiais ocorridas em 2023 e 2024, mas não houve posicionamento dos órgãos até a publicação desta reportagem.
Nas operações do Ministério Público, divulgadas à imprensa no ano passado, os policiais foram presos sob acusação de corrupção, organização criminosa, alteração de cenas de crimes e por forjarem autos de resistência para encobrir execuções de suspeitos de práticas criminosas, principalmente, tráfico.
No dia 17 de abril do ano passado, três policiais militares foram detidos na Operação Tápis, deflagrada em seis cidades baianas. Eles foram apontados como integrantes de um grupo de extermínio e, segundo as investigações, estariam forjando autos de resistência para encobrir execuções de suspeitos de práticas criminosas. A ação resultou na apreensão de armas, munição, drogas, além de placas de carros, celulares e documentos.
Em operação em setembro, quatro policiais penais foram detidos na Operação Falta Grave, deflagrada pelo MP-BA e pela Seap. Uma fonte do CORREIO na época informou que um dos suspeitos recebia pagamentos para liberar a saída dos presos em horários não autorizados.
A mãe Viviane e o bebê Ramon
O bebê 600 do CPN Vilma Ramos Guerra nasceu nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro, às 7h19 da manhã. Ramon chegou com 54 centímetros e pesando 3,69kg, além de muito saudável, bonito e fotogênico.
Ele é o primeiro filho da assistente financeiro Viviane Santos e do frentista Eric Moura. O casal, natural de Paratinga e há dois anos morando em LEM, conheceu o serviço através das consultas de pré-natal na unidade de saúde da família.
Ramon nasceu com 54 cm e pesando 3,69kg
Viviane, que fez a vinculação na unidade com 30 semanas de gestação, falou da experiência do parto. "Eu fui cuidada em todos os momentos, essa é uma equipe de excelência", pontuou.
Durante o parto, a mãezinha foi acompanhada pelo marido, Eric, e pela mãe, dona Germina. "A presença deles foi fundamental, é muito importante ter esse apoio da família", disse. Eric estava muito ansioso. "Nossa, esperei demais, estava muito ansioso e fiquei muito emocionado com o processo", contou.
Viviane (mãe), o bebê Ramon, Eric (pai), Germina (vó) e parte da equipe do CPN Vilma Ramos Guerra
A coordenadora do CPN, Silmara Regina Grisa, comemorou o marco conquistado em dois anos e seis meses de funcionamento da unidade. "É importante ressaltar que nós já somos o Centro de Parto Normal referência na região Oeste, e esse sucesso todo se deve a três pilares: o primeiro é a vontade da gestão municipal de que isso aconteça. O segundo, uma rede de assistência SUS bem estruturada, ou seja, nós temos parceria com a atenção básica do município, com o alto risco e com o Hospital Miriam Borges, que é o nosso hospital de referência. E o terceiro pilar é uma equipe competente, comprometida e muito amorosa", comemorou.
31
Jan / 2025 |
Hoje e dia da "Sexta do Peixe" no Grupo Santo Antonio! |
30
Jan / 2025 |
Adolescente de 13 anos presta depoimento à polícia após ser esfaqueada pelo próprio pa |
A adolescente de 13 anos esfaqueada pelo próprio pai em Feira de Santana, a 100 Km de Salvador, prestou depoimento à polícia na quarta-feira (29). A vítima foi atingida em diversas partes do corpo após uma discussão entre o pai e a mãe da garota.
O caso é investigado pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam). Segundo informações da delegada titular, Clécia Vasconcelos, a briga entre o casal aconteceu porque a mãe da menina questionou ao marido o motivo de ele não ter ido trabalhar.
Informações apuradas pela produção da TV Subaé indicam que, durante a briga, o homem estaria consumindo entorpecentes.
Ele empurrou a esposa e seguiu para o quarto, onde a filha dormia. A vítima foi agredida várias vezes com facadas. A faca utilizada quebrou durante os golpes. "Foi nesse momento que ela caiu no chão, e o pai a chutou, fazendo com que ela também perdesse dois dentes", disse.
A versão de que a confusão foi motivada por ciúmes de um suposto namorado da vítima foi descartada. Em depoimento, a adolescente disse que não namora.
A delegada acrescentou que o inquérito ainda não foi encerrado. Ela aguarda o resultado de alguns exames e pericias. O homem, que ainda está internado, também será ouvido.
30
Jan / 2025 |
Sobrevivente de batida com seis mortes na Bahia ficou preso nas ferragens por seis horas |
A pessoa que sobreviveu ao acidente com seis mortes ocorrido na cidade de Antas, a 300 km de Salvador, ficou preso nas ferragens do carro onde viajava por 6h. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (30) pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), responsável pelo resgate.
A batida envolveu dois carros e uma carreta bitrem. O acidente aconteceu na tarde de quarta-feira (29), no km 122 da BR-101, que ficou temporariamente interditada. O motorista do veículo maior fugiu do local, sem prestar socorro.
Segundo os bombeiros militares, após ser removido do carro, o sobrevivente foi deixado sob os cuidados de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em seguida, ele foi encaminhado para o Hospital de Ribeira do Pombal, que fica na mesma região. O estado de saúde da vítima não foi detalhado.
Os agentes também retiraram das ferragens os seis mortos. Entre eles, estavam três crianças. os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde passaram por necropsia. Não há informações sobre os velórios e os sepultamentos.
As investigações iniciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santo Amaro, responsável pela apuração, apontam que a batida foi provocada por uma ultrapassagem indevida. Segundo o órgão, um dos carros praticou a ultrapassagem e bateu de frente com o caminhão.
Em seguida, o motorista do caminhão perdeu o controle da direção do veículo e bateu no outro carro, que foi arrastado e ficou embaixo da cabine do veículo de transporte de cargas pesadas.
Segundo informações da PRF, o caminhão seguia sentido Paulo Afonso e os dois veículos menores trafegavam na faixa sentido Cícero Dantas.
As vítimas estavam nos veículos pequenos:
A eleição que garantiu ao vereador Hermínio Cordeiro dos Reis (Avante) o terceiro mandato consecutivo na presidência da Câmara de Vereadores de Formosa do Rio Preto, na Bahia, corre o risco de anulação, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Em decisão de 2022, o STF, proibiu reeleições sucessivas na Câmara Municipal de Salvador e o caso pode ter reflexos diretos no município do extremo Oeste baiano. O entendimento, independe da legislatura. A mesa diretora atual, hoje, sob a presidência de Hermínio Cordeiro, Joílson do Sucuruiú como vice, composta ainda por Odília e Sandoval Queiroz.
Em outubro de 2022, o STF decidiu, por unanimidade, com base na Lei Orgânica de Salvador, que permite apenas uma reeleição ao mesmo cargo na Mesa Diretora. O entendimento se consolidou no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 959, ajuizada pelo partido União Brasil. Com isso, foi determinado um novo pleito na capital baiana, seguindo a lógica de alternância no poder, aplicada ao Executivo Federal.
O relator da ação, ministro Nunes Marques, argumentou que, assim como o presidente da República só pode ser reeleito uma vez, o mesmo princípio deve valer para as Casas Legislativas municipais.
“Ao deferir a liminar, ele afirmou que, se o presidente da República pode ser reeleito apenas uma vez, por simetria e dever de integridade, o mesmo limite deve ser aplicado em relação aos órgãos diretivos das Casas Legislativas, como forma de permitir alternância de poder”, disse o STF em publicação.
O caso de Formosa do Rio Preto se assemelha ao da capital baiana há quase dois anos. O artigo 33 da Lei Orgânica Municipal permite apenas uma reeleição consecutiva para cargos da Mesa Diretora. Com base nisso, o Portal do Cerrado questionou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) sobre a legalidade da terceira eleição de Hermínio Cordeiro dos Reis.
Em resposta, o promotor Rodolfo Fontenele Belchior Cabral informou que um procedimento deve ser instaurado para apurar eventuais irregularidades. Caso seja confirmada alguma ilicitude, medidas cabíveis serão adotadas.
A possível anulação da eleição pode alterar a composição da Mesa Diretora e abrir caminho para um novo pleito interno na Câmara de Vereadores.
Assim, o Portal do Cerrado também apurou que já há uma movimentação nos bastidores do próprio grupo político liderado pelo prefeito Manoel Afonso. Entre os que movimentam a cena, estão dois veteranos da Casa de Leis, que travam uma luta de poder, ainda que separadamente, e um vereador de segundo mandato, eleito depois de um hiato.
Por outro lado, Hermínio também enfrenta problemas na Justiça Eleitoral, ao ter suas contas de campanha da eleição de outubro de 2024 reprovadas. Fontes do site indicaram que o vereador esteve em Salvador, em busca de soluções. Outro vereador que esteve na capital baiana, mas não se sabe se tem relação com o caso, ou se acompanhou o presidente, foi Joilson do Sucuruiú, que fez uma publicação nas redes sociais com ao lado de Jusmari Oliveira.
Na noite desta terça-feira, 28, por volta das 18h, no Solar do Buritis em LEM, uma guarnição da CIPE/CERRADO realizava patrulhamento no Bairro Solar dos Buritis, quando avistou dois indivíduos em atitude suspeita utilizando um prato com um pó branco para fazer consumo de entorpecentes.
Na sequência foi procedida a abordagem nos indivíduos, e após busca pessoal e entrevista policial, foram encontrados em poder dos mesmos maconha, cocaína e dinheiro.
Todo o material e os indivíduos foram apresentados para a Delegacia Territorial de Luis Eduardo Magalhães, para as providências cabíveis.
MATERIAIS APREENDIDOS:
▪️ 339g de maconha;
▪️ 33g de cocaina;
▪️ 02 celulares.
O vice-prefeito Franklin Willer e o secretário de Infraestrutura, Guelson Filho
O resultado de mais de 20 anos de pavimentações mal feitas reaparecem todos os anos, a cada período de chuvas em Luís Eduardo Magalhães. Os transtornos e os prejuízos causados aos motoristas são incontáveis e a população procura a todo instante culpados para apontar o dedo.
Mas o fato é que o município vem recebendo asfaltos ‘sonrisal’ - daqueles que dissolvem na água - há mais de 20 anos e são exatamente estas ruas e avenidas que estão apresentando os maiores transtornos, segundo o secretário de Infraestrutura, Guelson Filho.
“Temos avenidas que ficam intransitáveis nos períodos chuvosos e as pessoas pensam que uma operação tapa-buracos resolve. Afirmo: não resolve. Esse tipo de operação é para ser executada em vias de maior circulação e com riscos de acidentes”, diz o secretário Guelson.
Além de não resolver, os custos da ação paliativa do tapa-buracos são muito altos. “Uma ação dessas numa via leva quase 40% do valor de uma pavimentação de qualidade. Fazer um tapa-buracos é trocar uma solução de dez dias por uma de 10 anos. Isso não tem cabimento”, disse o secretário. “E não existe essa coisa de qualidade de tapa-buracos em época de chuvas. É importante que a população entenda que esse tipo de serviço, por melhor que seja feito durante as chuvas, nunca será bom e definitivo”, concluiu Guelson.
Procurado, o prefeito foi incisivo em seu posicionamento. “Não sou um prefeito de tapa-buracos. Os estragos que estão aí são em ruas feitas por um prefeito que eu nunca votei. Eu faço pavimentação de qualidade. Quero saber se alguém se lembra da Avenida JK em 2021? Dirigir nela era um exercício de escolher cair num buraco menor. Hoje, com essa chuva, após quatro anos, como ela está?”, perguntou o prefeito Junior Marabá.
O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) adotou um tom mais pessimista sobre a corrida para o governo da Bahia nas eleições de 2026. O parlamentar, que faz oposição ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), acredita que o petismo não será derrotado desta vez no estado.
Recentemente, alguns prefeitos de cidades do interior baiano têm deixado a base de ACM Neto (União Brasil), principal opositor de Jerônimo na Bahia, e migrado para a base governista. Alden afirmou que essas mudanças não seriam por acaso e que teria havido um distanciamento por parte de Neto.
"Tenho conversado com muita gente que hoje faz parte da base de ACM Neto, e eles sentem claramente o distanciamento, o afastamento, a falta de prestígio, a falta de diálogo. Não há reuniões para alinhar discursos, pautas ou estratégias. Estamos sem liderança aqui na Bahia", afirmou Capitão Alden ao Massa!
"Acho que precisamos mexer nesse tabuleiro. Do jeito que está, não vai dar certo; vamos perder de novo. Está havendo um excesso de confiança, como se todos fossem apoiar o provável candidato apenas porque ele é o candidato. Ele precisa trabalhar mais as bases, conversar mais com as pessoas", completou o deputado.
Entre os prefeitos que mudaram de lado recentemente estão Nal Azevedo (Avante), de Guanambi; Mário Galinho (PSD), de Paulo Afonso; Dr. Léo (MDB), de Buritirama; Jacque Soares (Podemos), de Nilo Peçanha; Rick de João Lulu (Avante), de Brejões; e Eduardo Hagge (MDB), de Itapetinga.
A alta ocorre em todo o país: desde 2022, o ICMS sobre os combustíveis é calculado em reais por litro com uma alíquota única nacional revista anualmente. Na média nacional, representará um aumento de 1,3%, com o preço passando de R$ 6,19 para R$ 6,29 por litro.
A alta terá impacto de 0,08 ponto percentual no IPCA de fevereiro, diz André Braz, economista da FGV. Dificulta ainda mais o trabalho do Banco Central para segurar a inflação dentro da meta. Nesta segunda (27) economistas ouvidos pelo boletim Focus elevaram para 5,5% a previsão para o IPCA em 2025.
Braz lembra que a inflação de fevereiro já está pressionada pela recomposição da tarifa de energia elétrica, beneficiada em janeiro com desconto da tarifa de Itaipu, e com a alta do material escolar, que impacta o indicador neste mês.
O professor de economia do Ibmec-RJ Gilberto Braga lembra ainda o aumento da gasolina é percebido principalmente pela classe média que usa com regularidade e abastece o seus veículos com o combustível.
“Há um efeito secundário, que é a contribuição para piorar a avaliação do Governo na faixa social em que tem a maior reprovação”, afirma ele.
No caso do diesel, o efeito no IPCA é diluído. A alta do ICMS elevará o preço médio nacional em 1%, para R$ 6,23 por litro. O produto já vem em alta nas bombas há semanas, como reflexo do aumento de custo das importações e do biodiesel.
Nesta semana, segundo a coluna Painel S.A., a Petrobras sinalizou em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a necessidade de reajustar o preço do diesel em suas refinarias, estável desde um corte promovido no fim de 2023.
A companhia, que ainda não confirmou oficialmente o reajuste, vem trabalhando há semanas com preços bem abaixo das cotações internacionais. Mas espera, por outro lado, que a queda do dólar e do petróleo no mercado internacional reduzam a necessidade de aumento.
Na abertura do mercado desta quarta-feira (29), o diesel vendido nas refinarias da Petrobras estava R$ 0,55 por litro abaixo da paridade de importação medida pela Abicom. A defasagem chegou a se aproximar de R$ 1 em meados de janeiro.
A nova política de preços da Petrobras não segue exclusivamente as cotações internacionais, mas o mercado vê um aumento de importações de diesel pela empresa, o que poderia justificar reajustes para evitar prejuízos na venda do produto importado.
Amance Boutin, analista da Argus, diz que a estatal pode estar compensando parada para manutenção na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que é grande produtora de diesel. “Ela não tem acesso ao diesel russo, então está comprando produto mais caro”, afirma.
O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, vem consolidando sua importância na assistência em Saúde para os 36 municípios da macrorregião oeste. Atuando em regime de 24 horas para oferecer serviços em diferentes especialidades aos usuários do Sistema Único de Saúdo (SUS), o HO fechou 2024 com números significativos no atendimento à população. Na área assistencial, a unidade realizou mais de 116 mil consultas médicas com 11 mil internamentos, mais de 8 mil cirurgias e 2.500 partos. Ao longo do ano, foram registradas mais de 11 mil saídas hospitalares e cerca de 280 mil atendimentos com o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).
Em meio a esses resultados, é importante ressaltar o atendimento profissional e a atenção humanizada aos pacientes acolhidos na unidade, sobretudo em regime de internação, uma vez que são assistidos por equipes multiprofissionais qualificadas, formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. Tanto os profissionais, como os usuários da unidade contam com os serviços internos básicos que fazem o complexo hospitalar funcionar, a exemplo dos serviços de Lavanderia e Nutrição, que também produziram números expressivos. Ao longo de 2024, foram processadas 507 toneladas de roupas (cerca de 42 toneladas por mês); e servidas mais de 500 mil refeições (uma média de 1.400 por dia) para colaboradores, pacientes e acompanhantes.
Reconhecendo a importância de cada setor para o funcionamento pleno da unidade, a líder geral do Hospital do Oeste, Marina Barbizan, salienta ainda os pilares da unidade que fazem o hospital ser referência na região e no Estado. “As cirurgias se destacam. Nosso setor de Ortopedia mostra uma ascensão nos números e é motivo para constantes melhorias e ampliações. Além disso, com as atividades em oncologia, por meio da Unacon, podemos dizer que zeramos as filas de cirurgias de câncer de mama, e isso é muito positivo”. Para a líder do HO, outro indicador relevante é “a alta resolutividade da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e os altos índices de indicadores de segurança do paciente”.
Tendo como foco a atenção e o cuidado com os pacientes, os serviços ofertados vêm obtendo o reconhecimento de quem precisa deles, tal como compartilha Herica do Rosário sobre o drama vivido por sua família: “Meu cunhado, que mora no Tocantins, sofreu um acidente de caminhão e foi levado ao HO. O Serviço Social do hospital me localizou e informou sobre o acidente. Esse tipo de atenção é importante, pois somos de outro estado e fomos tratados muito bem pelas equipes. Essa assistência, para quem está longe, aliviou a tensão e deixou minha família mais tranquila. Pude falar com meu cunhado no leito hospitalar, por meio de uma chamada de vídeo, e isso nos confortou”.
30
Jan / 2025 |
Hoje e dia da "Quinta Dupla" no Grupo Santo Antonio!!! |
29
Jan / 2025 |
Hoje é dia da Quarta do Pão do Grupo Santo Antonio! |
Na noite desta quarta-feira (22), por volta das 20h50, equipes da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para atender a um grave acidente veicular na BR-242, em frente ao Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.
O acidente envolveu uma colisão frontal entre um carro de passeio e uma carreta Scania, que trafegava no sentido Barreiras-Luís Eduardo Magalhães. Os ocupantes da carreta não sofreram ferimentos. Já o condutor do outro veículo, um VW Golf, identificado como um jovem de 20 anos, não resistiu ao impacto e faleceu no local. O óbito foi constatado pela equipe médica do SAMU.
A vítima ficou presa nas ferragens, exigindo o trabalho especializado da equipe de bombeiros para realizar o desencarceramento do corpo. Após a remoção, o corpo foi deixado aos cuidados da equipe da Sutrans.
Os bombeiros também realizaram a limpeza da pista, que estava coberta de destroços e óleo, prevenindo novos acidentes. Durante esse processo, o tráfego foi momentaneamente interrompido apenas para garantir a segurança dos usuários da via.
A Polícia Técnica esteve no local para realizar os procedimentos de perícia, enquanto os dois veículos envolvidos permaneceram fora da pista, minimizando os impactos no fluxo da rodovia.
Na manhã desta quarta-feira, 22, por volta das 11h30min, uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de seis armas de fogo, na BA-161, no município de Barra. Durante rondas realizadas pela guarnição do PETO e do 3° Pelotão, os policiais avistaram um indivíduo em atitude suspeita, pilotando uma motocicleta e carregando um saco.
Ao perceber a aproximação das viaturas, o suspeito alterou bruscamente a direção, demonstrando intento de fuga. A equipe deu voz de parada, mas o homem ignorou a ordem e, enquanto fugia, jogou o saco contendo as armas às margens da rodovia. Apesar do acompanhamento, o suspeito conseguiu escapar e não foi capturado.
O material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Barra, onde foi registrada a ocorrência. O armamento encontrado inclui:
03 Cartucheiras calibre .28, com marca e numeração suprimidos;
01 Cartucheira, calibre .20, com marca e numeração suprimidos;
02 Rifles, calibre .22, com marca e numeração suprimidos;
09 Cartuchos, calibre .28 intactos;
02 Cartuchos calibre .28 deflagrados.
24
Jan / 2025 |
PM realiza prisão de quatro homens em posse de arma de fogo dentro de veículo em Cocos |
Na tarde desta terça-feira (21), a Polícia Militar, durante rondas nos povoados de São João do Porto Alegre e Novaci, no município de Cocos, recebeu informações de moradores sobre um veículo VW Gol de cor verde, que teria sido visto entrando e saindo do povoado.
Ao realizar o patrulhamento na localidade, a guarnição localizou o veículo e abordou seus ocupantes, encontrando com eles alguns aparelhos celulares, além de arma de fogo e certa quantia em dinheiro no interior do carro.
Todos os envolvidos, bem como os materiais apreendidos, foram conduzidos à delegacia para as devidas providências legais.