Blog Santo Antônio
Notícias
Resultado é fruto de investimentos contínuos realizados pela Neoenergia Coelba na operação

A Neoenergia Coelba fechou o primeiro semestre deste ano com os melhores índices de qualidade no fornecimento de energia da sua história.  Nos seis primeiros meses de 2021, o índice que afere a duração média de interrupção por clientes (DEC) foi de 5,35, resultado 30,6% melhor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em resumo, os baianos contaram com um fornecimento mais contínuo e confiável, com menos falta de energia.

O índice histórico é reflexo de uma série de ações e investimentos que a Neoenergia Coelba vem realizando para reforçar a rede elétrica de todo o Estado, aumentando a confiabilidade e qualidade do fornecimento de energia aos seus consumidores. Apenas nos seis primeiros meses do ano a distribuidora construiu quatro novas subestações, aumentando a oferta energética na Bahia. Também foram instalados 32 equipamentos com a tecnologia Self-Healing, que permite recompor o fornecimento de energia em até 60 segundos. Com esta ampliação, já são mais de um milhão de baianos beneficiados pelo sistema automatizado.

A manutenção preventiva também é uma importante aliada para a melhoria do fornecimento de energia elétrica. Até julho, os técnicos da distribuidora percorreram cerca de 134 mil quilômetros para inspecionar a rede elétrica e realizaram mais de 30 mil podas.

No acumulado dos últimos 12 meses, o DEC da Neoenergia Coelba também apresentou resultados expressivos. A empresa fechou o mês de julho com DEC 12 meses de 10,82, bem abaixo do limite regulatório estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que é de 13,68. Os bons números são estímulos para a continuidade do aperfeiçoamento operacional.

Um exemplo deste compromisso é o resultado do indicador das regiões Oeste, Sudoeste e Centro Oeste em conjunto. Após o DEC anual das regiões ficar abaixo dos dois dígitos pela primeira vez na história em junho (9,81), o recorde foi novamente batido no mês seguinte: 9,65 . “Alcançar patamares históricos em sequência reflete o comprometimento constante da Neoenergia Coelba em oferecer serviços de qualidade aos clientes. Nosso objetivo é continuar trabalhando e investindo para que os resultados sejam ainda melhores”, comentou o Superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Silva.

Além do DEC, outro indicador utilizado para mensurar a qualidade do fornecimento de energia das distribuidoras registrou bons resultados no primeiro semestre. A Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) na Bahia no primeiro semestre foi de 2,52 vezes, cerca de 12,5% menor do que o mesmo período de 2020. Em julho, a concessionária registrou a FEC 12 meses de 5,19, número abaixo da meta estabelecida pela concessionária, de 7,56. 

Fonte: Da assessoria de comunicação da COELBA

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 21 (vinte e um) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 08 (oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 15 e 42 anos. E 13 (treze) pessoas do sexo masculino com idades entre 02 e 59 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 32 (trinta e dois) resultados, sendo que 24 (vinte e quatro) testaram negativos e 08 (oito) testaram positivos. Os 24 (vinte e quatro) casos que testaram negativos trata-se de 08 (oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 09 e 45 anos. E 16 (dezesseis) pessoas do sexo masculino com idade entre 01 mês e 70 anos.

Já os 08 (oito) casos que testaram positivos, trata-se de 03 (três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 24 e 53 anos. Destas, 01 (uma) foi sintomática, sendo profissional de saúde, 01 (uma) teve contato com caso confirmado e 01 (uma) preencheu requisitos para coleta. E 05 (cinco) pessoas do sexo masculino, com idades de 12 e 71 anos, Destes, 03 (três) foram sintomáticos e 02 (dois) preencheram requisitos para coleta.

Todos os 08 (oito) que testaram positivos foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como os 24 (vinte e quatro) casos que testaram negativos, totalizando 32 (trinta e dois) que não foram diminuídos dos 26 (vinte e seis) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 19.696 (dezenove mil seiscentos e noventa e seis) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 19.329 (dezenove mil trezentos e vinte e nove) estão recuperados, 44 (quarenta e quatro) estão em isolamento domiciliar, nenhum paciente internado e o município registra 322 (trezentos e vinte e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 47 (quarenta e sete).

Barreiras contabiliza 50.129 (cinquenta mil cento e vinte e nove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 29.270 (vinte e nove mil duzentos e setenta) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 01 de setembro de 2021.

Fonte: Dicom Barreira

A Secretaria Municipal de Saúde informa o 322º óbito decorrente da Covid-19, ocorrido em 23 de agosto, no Hospital do Oeste, em Barreiras. Mesmo com todo empenho da equipe médica, a paciente de 73 anos, que fazia tratamento de cardiopatia e hipertensão arterial, não resistiu ao avanço do novo Coronavírus. A Secretaria de Saúde esclarece que o comunicado do óbito se deu nesta quarta-feira, 1° de setembro, pela necessidade de confirmação do caso, endereço e quadro clínico da paciente.

Neste momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos da paciente reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município.

A secretaria reforça ainda, a atenção e colaboração da população nos cuidados essenciais que devem ser mantidos para diminuir a propagação do novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Barreiras-BA, 01 de setembro de 2021.

Melchisedec Alves das Neves
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: DIRCOM/PMB

O prefeito Zé Carlos, vice-prefeito Zé Barbosa e secretário de Infraestrutura, Zé Rodrigues entregaram oficialmente a primeira etapa do serviço de pavimentação asfáltica da estrada que liga o povoado de Almas à rodovia BA 463.  Na oportunidade foi assinada a Ordem de Serviço para a segunda etapa. Estiveram presentes os secretários de governo, o subprefeito de Roda Velha, Ari Movrinski, vereadores e moradores de Almas e região.

Construída com recursos próprios da Prefeitura, a primeira etapa tem início na Rodovia Estadual BA 463 até a entrada de acesso ao povoado de Palmeiral, totalizando 10 km de pavimentação asfáltica.  Ao todo serão 32 km de asfalto, destes, 30 km até o povoado de Almas e mais dois quilômetros até a comunidade de Ilha do Vítor.  A obra irá facilitar e agilizar a trafegabilidade de milhares de pessoas, do escoamento da produção agrícola, além de promover o desenvolvimento daquela região com a valorização dos imóveis e atrair investidores.

Para quem reside na região, essa obra representa qualidade de vida. “Quantas vezes passei por aqui transportando pessoas doentes ou gestantes próximas ao parto nessa estrada em péssimas condições. Hoje é uma emoção ver o primeiro trecho asfaltado, é um sonho se concretizando”, declarou a moradora de Batalha, Vilma Messias.

Ao final da cerimônia, o prefeito Zé Carlos assinou a ordem de serviço que marca o início das obras do segundo trecho, que segue da entrada do povoado de Palmeiral até a estrada de acesso ao povoado de Cabeceira Grande.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de São Desidério

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade


Visando o início do período chuvoso, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Infraestrutura tem realizado uma série de ações nos canais pluviais do município.

Os canais do Rio dos Cachorros, Jardim Paraíso e Florais Léa estão passando por limpeza constante. Além da limpeza, serão construídos bolsões nestes locais.

“Esses bolsões são uma espécie de piscina, para quando a água chegar, diminuir o fluxo de água nos canais. O nosso projeto é de que os canais recebam o mínimo de água possível, para que não transbordem”, explicou o secretário de Infraestrutura, Franklin Willer.

A Prefeitura tem trabalhado para reduzir ao máximo os problemas nos períodos de chuvas. “São problemas que vêm se acumulando por muitos anos. Neste primeiro ano vamos avaliar o comportamento das águas após as interferências já feitas, para em seguida encontrar as soluções definitivas”, concluiu o secretário.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

 

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

O Amarelo do Setembro é de alerta! O suicídio por muito tempo tratado como tabu, é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma epidemia silenciosa.

No mundo, as notificações apontam para um suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida. Uma triste realidade, quando se identifica o perfil das vítimas brasileiras: a maioria é homem, com idade entre 10 e 29 anos, segundo dados do Ministério da Saúde avaliados nos últimos quatro anos e divulgados numa pesquisa, no ano de 2019.

Com o objetivo de desmitificar o tema, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde irá realizar uma série de ações alusivas ao mês. Desde palestras nas unidades de saúde, a vídeos institucionais nas redes sociais do município, passando por uma aula online na plataforma ‘Escola em Casa’, voltada para a Educação de Jovens e Adultos, a EJA.

O suicídio é uma questão de saúde pública e segundo a OMS, é possível preveni-lo, desde que entre outras medidas, os profissionais de saúde, de todos os níveis, estejam aptos a reconhecerem os fatores de risco.

De acordo com o coordenador de Saúde Mental do município, Sávio Santana, pessoas que já tentaram o suicídio, o abuso de álcool e outras drogas e doenças mentais, são fatores que podem levar a ideações suicidas.

“O nosso objetivo é que todos os atores da saúde pública municipal consigam identificar um possível paciente e que possa encaminhá-lo aos serviços que o município oferece”, pontuou.

O psicólogo elencou outros fatores de risco: "Perda de emprego, crises políticas e econômicas, discriminação homofóbica ou transfóbica, ataques racistas, agressões psicológicas e/ou físicas, sofrimento no trabalho, diminuição ou ausência de autocuidado, conflitos familiares, perda de um ente querido, doenças crônicas, dolorosas e/ou incapacitantes, entre outros podem ser fatores que vulnerabilizam, ainda que não possam ser considerados como determinantes para o suicídio", disse.

Os postos de saúde são responsáveis por realizar a marcação das consultas com os psicólogos da Policlínica Municipal e em casos mais graves, encaminhar o paciente para o CAPS I e o CAPS AD 3. Lembrando que os CAPs são serviços de portas abertas, que recebem pacientes sem necessidade de encaminhamento.

Na Bahia, entre 2010 e 2019, foram contabilizados 8.833 casos de lesões autoprovocadas e, destes, 5.160 foram casos de suicídio.

Sintomas
Pessoas com ideaçoes suicidas dão alertas, é importante que as pessoas que estão ao redor estejam atentas às seguintes frases e nunca negligenciá-las.
- "Quero me matar, vou cometer suicídio"
- "Estou muito cansado,quero desistir"
- "Ninguém gosta de mim, se eu for embora ninguém vai notar"
- "Vou deixar vocês em paz"
- "Quero dormir e não acordar mais"

Busque ajuda, procure uma unidade de saúde mais perto de você.

Serviço
CAPS I - Rua José Cardoso de Lima, centro, número 675, ao lado do foto sul.
Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira das 07h30h às 12h e das 13h30h às 17h.

CAPS AD III - Praça Arnaldo Horácio Ferreira, n° 418, Mimoso l.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
Telefone: (77) 3628-3712

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio
Bolsonaro é aconselhado a deixar para 2022 definição do partido para disputar reeleição
Foto: Divulgação / Flickr Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem sido aconselhado a deixar para o início do ano que vem a definição do partido pelo qual vai disputar a reeleição. O principal defensor do adiamento é o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), que chegou ao cargo há um mês com as missões de melhorar a articulação política em meio à crise institucional e organizar as bases para o projeto de um novo mandato.

 

Segundo o Globo, o principal argumento é a popularidade em baixa do presidente: no início de julho, o Datafolha apontou que 51% dos brasileiros reprovavam a gestão, um recorde, e levantamentos internos recentes apontam um desgaste acentuado também fruto do discurso inflamado contra o Judiciário e a respeito de outros temas — na sexta, ele defendeu que todos os cidadãos comprassem um fuzil.

 

A interlocutores, Nogueira também afirmou que o desempenho de Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto será crucial para a definição da chapa. Em um cenário de recuperação, ficará livre para escolher um nome de confiança; caso contrário, será obrigado a fazer uma composição em que o partido do vice terá um peso muito relevante.

 

Bolsonaro, que está sem legenda desde que deixou o PSL, em outubro de 2019, havia estabelecido março como limite para a definição. O presidente dizia não querer repetir o que ocorreu em 2018, quando ingressou no PSL a sete meses da eleição. O projeto de controlar o Patriota, no entanto, esbarrou em desavenças internas na sigla, que hoje tem o senador Flávio Bolsonaro (RJ) em seus quadros. Também há conversas com PL, PTB e PMB.

Fonte: Bahia Notícias

 

Diabéticos ficam sem insulina na Bahia após atraso do Ministério da Saúde
Foto: Ministério da Saúde

 

Setembro começou e os pacientes portadores de Diabetes mellitus e dependentes de insulina do tipo glulisina na Bahia não têm certeza e nem previsão de recebimento das canetas com o hormônio.

 

Acontece que, assim como outros medicamentos, as canetas de insulina são enviadas pelo Ministério da Saúde para o estado, e ainda não há uma sinalização por parte da pasta federal para o abastecimento do medicamento neste mês.

 

Em julho os estoques de insulina na Bahia chegaram a ficar zerados. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que, na época, alertou sobre os constantes atrasos nas entregas do Ministério da Saúde (lembre aqui). Após a publicação da matéria, um lote de insulina chegou a Bahia, após o atraso na entrega da programação do 3° trimestre de 2021 (leia mais aqui).

 

A Sesab informou ao Bahia Notícias que em 19 de agosto chegaram 5.580 insulinas do tipo glulisina, completando um quantitativo para atender as pendências de julho e agosto. “Mas para o mês de setembro ainda nada nos foi enviado”, destacou a pasta estadual.

 

A secretaria ainda sinalizou que tem feito cobranças e enviado notificações ao Ministério da Saúde cobrando a regularização do fornecimento por meio de planejamento trimestral.

 

A questão dos atrasos nas entregas de fármacos não é exclusiva da insulina. Na semana passada aumentou para 22 o número de medicamentos com estoque zerado ou em iminência de falta para pacientes da Bahia por falta de distribuição do Ministério da Saúde (saiba mais aqui). Um mês antes, pacientes baianos com HIV/Aids, meningite e anemia falciforme estavam com seus respectivos tratamentos ameaçados e alguns já prejudicados por falta de estoque de alguns medicamentos no estado. Na época eram 18 os fármacos nesta situação (entenda melhor aqui).

 

O problema vem sendo vivenciado na Bahia desde o início do ano. Em janeiro a Sesab notificou o Ministério da Saúde e o Ministério Público Federal (MPF) sobre o desabastecimento e apontou a falha e a insuficiência na entrega de medicamentos que fazem parte do Componente Especializado e Estratégico da Assistência Farmacêutica (leia a reportagem aqui).

 

Fonte: Bahia Notícias
Apostador que conquistar o prêmio sozinho poderá aplicar toda a bolada na poupança e faturar mais de R$ 80 mil por mês

Acumulada há dois concursos, a Mega-Sena volta a ser sorteada nesta quarta-feira (1º) com a promessa de pagar a bolada de R$ 28 milhões ao apostador que cravar sozinho as seis dezenas reveladas pela loteria.

O sorteio está marcado para acontecer às 20h, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, e tem transmissão ao vivo pelo YouTube da Caixa Econômica Federal.

Caso leve o prêmio sozinho do concurso 2.405, o apostador poderá aplicar toda a bolada na poupança e obter um rendimento mensal de, aproximadamente, R$ 84 mil. O valor também é suficiente para comprar 20 imóveis de R$ 1,4 milhão cada.

Para concorrer à bolada, basta ir a uma casa lotérica e marcar de 6 a 15 números do volante, podendo deixar que o sistema escolha os números (Surpresinha) e/ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos (Teimosinha).

Cada jogo de seis números custará R$ 4,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do país. Outra opção é o Bolão Caixa, que permite ao apostador fazer apostas em grupo.

Fonte: R7.COM
Para empresários, a procura pelos veículos de duas rodas acontece devido ao aumento do preço dos combustíveis

A disparada dos preços dos combustíveis, com o litro da gasolina em torno de R$ 6 a R$ 7, fez muitos proprietários de veículos repensarem os gastos com os modelos de quatro rodas. Na tentativa de não comprometer o orçamento com esses custos elevados, uma das soluções encontradas por muita gente foi utilizar a moto. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Bicicletas e Motocicletas e Similares (Abraciclo), no primeiro semestre deste ano foram quase 40 mil emplacamentos de motos na Bahia, aumento de 20,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

“A demanda por motocicletas está em alta e o mercado está bastante aquecido pela motocicleta ser instrumento de trabalho e fonte de renda para parte da população que perdeu seu emprego e passou a atuar nos serviços de entrega. Além disso, as motocicletas são uma excelente opção de deslocamento seguro para evitar a aglomeração do transporte público”, avaliou o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian. Segundo o presidente ainda informou, até julho, foram licenciadas 629.692 motocicletas no País, volume 44,7% superior às 435.289 unidades emplacadas no mesmo período do ano passado. Entre os modelos apontados por ele como mais econômicos estão as categorias Motonetas e Scooters.

Na avaliação do vendedor de motos da loja Axé Motos, em Salvador, Luciano Jorge Silva Santos, a procura pelos veículos de duas rodas acontece devido ao aumento do preço dos combustíveis. “Muita gente tem procurado motos como válvula de escape para fugir dos constantes aumentos no preço da gasolina. Tem cliente que chega aqui na loja para comprar uma moto dizendo que com o carro estava gastando mais de R$ 1000 com gasolina. Então, não tenho dúvida que esse aumento nos combustíveis influenciou bastante essa procura”, apontou.

Com a alta demanda há a necessidade também de aumento da fabricação. Segundo projeção da Abraciclo, a perspectiva é que esse ano deva se fabricar 1.220.000 motocicletas. “Existem condições favoráveis, mas também uma série de fatores, como o aumento dos juros, do índice de desemprego e da diminuição da renda dos brasileiros, que ainda pode impactar o mercado. Além disso, precisamos avaliar se o que temos hoje é uma demanda cíclica, em função da redução da produção, ou se é algo sustentável”.

Marcas

No ranking por marcas, a Honda segue na frente. De acordo com um levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), a fabricante japonesa responde por 75,2% das motos emplacadas no primeiro semestre de 2021 no Brasil. Apenas a linha Honda CG 160 representa 139,7 mil unidades – o que equivale a 27% de todas as motos entregues na primeira metade do ano. A Yamaha fica com a segunda posição. No primeiro semestre de 2021, a marca vendeu 95,6 mil motos, alta de 72,3% da marca sobre o mesmo período do ano passado.

Fonte: Tribuna da Bahia

O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), disse, em publicação no Twitter nesta terça-feira (31), que o Brasil e a Bahia escolherão o caminho da liberdade. O deputado federal licenciado é pré-candidato ao governo da Bahia.

"Calar a imprensa não seria afrontar a democracia? Essa é a primeira proposta do PT para 2022! Vocês estarão do lado da liberdade ou da censura? Não tenho dúvidas de que o Brasil e a Bahia escolherão o caminho da liberdade", escreveu.

Em entrevista à rádio Metrópole na semana passada, quando visitou Salvador, Lula (PT) voltou a dizer que vai regular os meios de comunicação, caso seja eleito em 2022. "Parte da imprensa não gosta de mim, até porque vou regular os meios de comunicação nesse País. Não pode ficar a mesma Lei desde 1962. Vamos fazer muita coisa nova", afirmou o ex-presidente.

Roma adotou uma postura mais incisiva contra o PT na Bahia nas últimas semanas e tem defendido mais enfaticamente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Depois de terem enviado ao Congresso a proposta do Auxílio Brasil, principal pauta da pasta, o deputado federal licenciado e sua equipe avaliaram a necessidade de avançar mais abertamente no terreno político estadual, a fim de ampliar as condições para uma candidatura de terceira via em 2022.

Fonte: BNEWS

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, informa que continua nesta quarta-feira, dia 1° de setembro, a aplicação das vacinas para segunda dose da Oxford e Coronavac.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 624 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 732 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (31) também registra 21 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.220.792 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.191.469 são considerados recuperados, 2.836 encontram-se ativos e 26.487 pessoas tiveram óbito confirmado pela doença.

O boletim epidemiológico da Sesab contabiliza ainda 1.499.637 casos descartados e 230.740 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 51.855 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Com 8.852.856 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 79,8% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Sesab ainda informa que realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Fonte: Política Livre

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |