Blog Santo Antônio
Notícias


Presidente TJBA ao lado de outras autoridades descerrando a placa de reinauguração do Fórum

O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, realizou a reinauguração do Fórum e a inauguração de Sala Passiva de Videoconferência, de Sala de Depoimento Especial e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na Comarca de Santa Rita de Cássia – situada a 1023 quilômetros de Salvador, na terça-feira (1º). 

“O Tribunal de Justiça vem com a nossa Mesa Diretora, com os nossos servidores, cada vez mais tentando transformar uma justiça que era encastelada numa torre de marfim em uma justiça democrática”, declarou o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. Na ocasião, ele expressou seus sentimentos, afirmando estar muito feliz na inauguração e relembrou as demais intervenções realizadas em Fóruns por todo estado da Bahia. A atual gestão já contabiliza 25 fóruns reformados e reinaugurados, além de 3 novos fóruns construídos, mas introduzindo em todos eles novos espaços para o atendimento de exigências atuais, a exemplo de acessibilidade, segurança e sustentabilidade. 

“O incentivo que foi dado, reformando e ampliando esse Fórum, dando a condição para que os trabalhadores, os serventuários e os autônomos tenham o prazer de aqui chegar e desempenhar bem o seu papel. Faremos uma Justiça que possa atender, com toda eficácia, à nossa população”, afirmou o Prefeito de Santa Rita de Cássia, José Bendito Rocha Aragão, na solenidade. Já o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior, compartilhou a felicidade em participar da cerimônia, relembrando a inauguração do Fórum, realizada pelo seu pai, Jatahy Fonseca, há 25 anos. O Corregedor, também, parabenizou o Presidente do TJBA pela iniciativa e os cidadãos de Santa Rita pelo presente que receberam. 

Na oportunidade, o Diretor do Fórum da Comarca, Davi Vilas Verdes Guedes Neto, presenteou o Presidente Nilson Soares Castelo Branco e o Corregedor das Comarcas do Interior, Jatahy Júnior, com quadros de um artista plástico da região. O Coordenador-Geral da Infância de Juventude do TJBA, Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá foi, também, presenteado com um quadro retratando a paisagem do local. As homenagens foram produzidas por um colaborador que participou das obras do local.  

As unidades reformadas fazem parte do plano de gestão de promover maior modernização, economia, segurança e sustentabilidade aos edifícios, a fim de melhor atender aos jurisdicionados. A Juíza da Comarca de Luís Eduardo Magalhães, Renata Guimarães Firme, representando a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), elogiou as reformas realizadas. “Eu me surpreendi positivamente quando cheguei até o Fórum. Vi um Fórum bem localizado. Está bem bonito. Possui acessibilidade e é um espaço que dá vontade de entrar. O Fórum é a nossa segunda casa. Passamos boa parte de nosso tempo aqui. Então, quanto mais confortável ele for, quanto mais acessível, aconchegante, limpo, organizado, certamente melhor trabalho nós faremos”. 

A Sala Passiva de Videoconferência trata-se de um espaço estruturado para garantir o acesso à Justiça, prioritariamente ao vulnerável digital, permitindo participação nas audiências, consultas processuais e cumprimento de determinações de outros Juízes. “Neste país, em que cerca de 36 milhões de pessoas ainda não possuem acesso à internet e que a exclusão do mundo digital está associada diretamente à pobreza e à desigualdade, as Salas Passivas de Videoconferência se revelam verdadeiros instrumentos de democratização da justiça e, hoje, a Presidência do Tribunal da Bahia, cumprindo o compromisso de Vossa Excelência, assumido em sua posse, de promover a inclusão digital, dá mais um passo para que a justiça chegue a todas as pessoas”, destacou a Diretora de Primeiro Grau, Viviane da Anunciação Souza, representando a Coordenadoria do Primeiro Grau de Jurisdição. 

Os Cejusc´s são fundamentais para o funcionamento do sistema estabelecido pelo Código de Processo Civil, por possibilitar e fomentar a autocomposição das partes e materializar o acesso multiportas ao Judiciário. Durante a cerimônia, o Assessor Especial da Presidência para Magistrados (AEP I), Juiz Ícaro Almeida Matos, externou a importância do Poder Judiciário “facilitar e ampliar esse acesso à justiça, através de equipamentos como o Cejusc, para reforçar o valor que se dá à cidadania”. 

O Coordenador-Geral da Infância de Juventude do TJBA, Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, incentivou todos os presentes a denunciarem os casos de violência, explicando que a Sala de Depoimento Especial é utilizada na escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. “É uma nova metodologia da colheita de depoimento dessas vítimas. A criança, vítima de violência, ficará separada em uma sala e ela será ouvida por um profissional”, explicou o Desembargador.  

As autoridades citadas participaram da Mesa de Honra do evento, ao lado ainda do Prefeito de Mansidão, Djalma Ramos de Oliveira; do Presidente da Câmara Municipal de Santa Rita de Cássia, Vereador Orivaldo Ribeiro Brandão; do Defensor Público em Barreiras, Paulo Malagutti; e do Secretário Adjunto da OAB, subseção de Barreiras, Daniel de Souza Nogueira, representando a Presidente da subseção, Bárbara Mariani. Também estiveram presentes o Secretário-Geral da Presidência do TJBA, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; o Secretário de Administração do TJBA, Fabrício Nascimento Ferreira; o Chefe Gabinete da Corregedoria das Comarcas do Interior, Maurício Amaral; a Coordenadora do Cejusc, Eliúde Rosa; a Diretora Administrativa do Fórum, Débora Cristina Oliveira Bonfim; entre outras autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário baiano, assessores e servidores. 

Fonte: Da Assessoria de Comunicação do TJ/BAv

Na madrugada desta quinta-feira (03), por volta das 03h, uma equipe da 2ªCia/17º Batalhão de Bombeiros Militar foi mobilizada para combater um incêndio veicular na Rua Alagoinhas, localizada no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães.

O chamado foi feito por um transeunte que, ao passar pelo local, deparou-se com a situação. O fogo teve origem na região do motor de um veículo estacionado na via.

Com habilidade e ação coordenada, os bombeiros conseguiram prontamente conter a propagação das chamas, empregando técnicas de resfriamento que asseguraram que o incêndio não se propagasse para o interior do automóvel.

Felizmente, não houve registro de vítimas decorrentes do incidente. No entanto, as circunstâncias que deram origem as chamas ainda não foram esclarecidas.

Fonte: 17º GBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

O prefeito Junior Marabá torceu e vibrou na arquibancada, na tarde deste domingo (30), no jogo de estreia da seleção de LEM, com vitória de 1X0 contra a equipe de Barreiras, pelo Campeonato Intermunicipal de Futebol.

Ele acompanhou a partida ao lado dos secretários municipais de Governo, Danilo Henrique e da Educação, Jefferson Café, e de autoridades da cidade vizinha, como o prefeito e o vice, Zito e Emerson Cardoso, respectivamente. 

O prefeito Junior Marabá, que é um apaixonado pelo esporte, tem realizado um investimento recorde em diversas modalidades, incluindo o futebol, o que resultou na participação da equipe no Campeonato.

"Nós acreditamos no esporte como ferramenta de transformação social e acreditamos ainda que a nossa Seleção pode ir muito longe na competição, fazer história e inspirar outros jovens", disse.

O gol da vitória foi marcado ainda no primeiro tempo por Chirlei. No próximo domingo, dia 06, a seleção viaja para o município de Mansidão, em busca de mais três pontos no Intermunicipal.

Fonte: Grupo Santo Antonio



Uma fazenda localizada às margens da Rodovia BA-250, no trecho que compreende o município de Itiruçu, no Vale do Jiquiriçá, foi desocupada horas depois de ser invadida por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Após a ocupação, que segundo informações preliminares teria ocorrido por volta das 04h da madrugada de ontem, domingo (30), um grupo de cerca de 60 produtores, que integram a recém-criada Associação Baiana de Fazendeiros chegou ao local por volta das 14h e, sob alegação de que as terras são produtivas atearam fogo em objetos dos assentados, que deixaram a fazenda, retirados pelos produtores.

Nas redes socias, um vídeo passou a circular no final da tarde com a narração de um membro do SMT, afirmando que os fazendeiros estariam armados, agressivos e o mesmo cobrava a presença da polícia, que ainda não se pronunciou. Os fazendeiros negam a utilização de armas na ação e dizem ter dialogado com os assentados.

Fonte: Blog do Marcos Frahm

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e da Superintendência de Trânsito e Transporte (SUTRANS), divulgou o esquema especial de transporte para o maior evento gospel da região Oeste da Bahia, o AVIVA LEM 2023, que será realizado de 29 de julho a 2 de agosto, no bairro Santa Cruz.

As linhas extras entrarão em operação a partir das 19h. O transporte municipal funcionará normalmente durante os quatro dias de festa. O valor da tarifa de ônibus é de R$ 4,00.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Destruídas na invasão de vândalos golpistas ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro, a galeria de fotos dos presidentes da República ainda não foi reaberta.

A Presidência da República afirma que reconstituição da galeria de imagens está em execução e que montagem será realizada em breve, mas não informou em que data isso irá ocorrer.

A galeria de fotos dos presidentes da República é formada por quadros com imagens de todas as pessoas que foram eleitas para exercer a Presidência da República.

Além da foto e nome, o quadro também exibe data de nascimento e também um painel com informações sobre os períodos de mandato de cada presidente.

Espaço destinado à galeria de fotos dos presidentes no Planalto segue vazio após 6 meses do 8 de janeiro — Foto: Pedro Henrique Gomes/g1

Espaço destinado à galeria de fotos dos presidentes no Planalto segue vazio após 6 meses do 8 de janeiro — Foto: Pedro Henrique Gomes/g1

 

De acordo com o governo, o órgão do Palácio do Planalto responsável pela documentação história da Presidência trabalha na organização das fotos dos presidentes e das informações sobre os mandatos presidenciais cumpridos por eles.

"A reconstituição da Galeria de ex-presidentes da República está em execução. A Diretoria de Documentação Histórica da Presidência da República trabalha atualmente na organização das fotos e das informações e a montagem será realizada em breve", disse a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) em respostas a questionamentos do g1.

A Secom foi questionada se os responsáveis pela montagem da nova galeria de fotos encontram alguma dificuldade para reunir os retratos de presidentes ou de informações, mas não respondeu ao questionamento.

Fonte: G1

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Diário Oficial do Estado publica homologação do resultado do certame e a lista dos aprovados

O Governo publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28), o resultado final do concurso SAEB/05/2022, que visa o preenchimento de vagas para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia. A edição do DOE também traz a relação dos aprovados por ordem de classificação.

O governador Jerônimo Rodrigues registrou a importância de mais um reforço no efetivo e parabenizou os aprovados por meio de suas redes sociais. “A Segurança Pública da Bahia avança com mais 2.500 novos soldados para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros”.

“Pensamos a Segurança Pública através dos eixos Inteligência, Integração e Investimento. Os concursos realizados pelo Governo do Estado, que até o final de 2024, habilitarão cerca de 4.500 novos policiais e bombeiros, demonstram o grande investimento na busca pela paz social”, destacou também o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Os resultados podem ser conferidos também no Portal RH Bahia e no site da organizadora do certame (www.concursosfcc.com.br). O concurso oferta duas mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 para soldado do Corpo de Bombeiros.

O Edital de abertura do Concurso 05/2022 foi lançado em setembro de 2022. Mais de 93 mil candidatos fizeram inscrição no certame para concorrer às vagas. As provas objetiva e discursiva foram realizadas em 22 de janeiro deste ano. O resultado da primeira etapa (provas objetivas) foi divulgado em março. Já o resultado da segunda etapa (provas discursivas) foi publicado no dia 11 de maio. Agora, o Governo divulga o resultado final do certame.

Os selecionados da PM serão lotados em Salvador e Região Metropolitana, além de outros oito municípios do interior (Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Barreiras). Já as vagas para o Corpo de Bombeiros estão disponíveis na capital, RMS e em nove cidades: Itabuna, Porto Seguro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa.

Na mesma Edição do Diário Oficial, o Governo do Estado também divulgou o resultado definitivo do procedimento de heteroidentificação. O DOE desta sexta (28) traz a lista definitiva dos candidatos que foram reconhecidos pela Comissão de Heteroidentificação dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) para permanecerem concorrendo às vagas.

Fonte: SSP BA

Na sessão desta quinta-feira (27/07), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios recomendaram à Câmara de Vereadores, a aprovação com ressalvas das contas da Prefeitura de Catolândia, da responsabilidade do ex-prefeito Gilvan Pimentel Ataíde, relativas ao exercício de 2020. O parecer engloba tanto as contas de governo quanto as de gestão.

Entre as ressalvas, o conselheiro relator Nelson Pellegrino listou: a execução orçamentária em déficit, o não cumprimento de artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a insatisfatória disposição de informações referentes a gestão fiscal no portal de transparência pública, em descumprimento a Lei de Acesso à Informação. Após a aprovação do voto, o conselheiro apresentou Deliberação de Imputação de Débito com proposta de multa no valor de R$1,5 mil ao gestor, em razão das ressalvas contidas no relatório técnico.

O município do extremo oeste do estado teve, no exercício de 2021, uma receita arrecadada de R$17.246.190,87 e uma despesa executada de R$17.449.943,27, revelando um déficit orçamentário na ordem de R$203.752,40.

A despesa com pessoal da prefeitura alcançou o montante de R$6.579.630,13, representando 39,86% da Receita Corrente Líquida do Município R$ 16.505.617,80, respeitando o percentual máximo de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Sobre as obrigações constitucionais, o prefeito investiu nas ações e serviços públicos de saúde 17,86% do produto da arrecadação dos impostos, atendendo ao mínimo previsto de 15% e aplicou na remuneração dos profissionais do magistério 74,96% dos recursos do Fundeb, também superando o mínimo de 60% exigido no exercício. Já na manutenção e desenvolvimento do ensino, o investimento foi de 26,43%, cumprindo o mínimo obrigatório de 25%.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM BA

Uma viatura da SUTRANS em rondas nas proximidades da Unifaahf se deparou com um indivíduo arremessando uma pedra na direção de uma residência, e logo depois saiu correndo ao avista a Viatura. Os agentes ao perceber o nervosismo do indivíduo fez um acompanhando do seu deslocamento nas adjacências do bairro, o infrator entrou um terreno, uma forma de tentar se esconder num matagal.

A equipe acompanhou a sua movimentação e acionou uma guarnição da Guarda Civil Municipal que de pronto atendeu o chamado, chegando no local os agentes em conjunto fizeram uma busca no matagal, vindo a lograr êxito captura do suspeito.

Foi conduzido pelas guarnições até a referida residência, ao chegar no local foi constatando que a pedra arremessada foi contra o veículo que se encontrava na garagem, houve dano ao patrimônio. A residência se tratava da família do autor do fato, sua mãe e seu pai, relatou que o filho é usuário de entorpecentes, é momentos antes teria ocorrido uma discussão familiar, vindo o filho é o pai entrar em luta corporal.

Fonte: GCM LEM
A unidade recém-criada conta com o efetivo de 42 PMs

Missão, valores institucionais entre outras estratégias utilizadas contra a criminalidade foram pautadas na 1ª Parada das Rondas Especiais (Rondesp) Meio Oeste. A unidade foi estabelecida através do Plano de Reestruturação da Segurança Pública, realizado pelo Governo do Estado.

Com o efetivo inicial de 42 policiais militares, a unidade prestará apoio ao 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Irecê) e 4ª, 28ª e 38ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs).

Segundo o comandante da Rondesp Meio Oeste, capitão Eder Pereira do Carmo Cruz, as capacitações dos militares já estão em andamento para prepará-los da melhor forma para servir à sociedade baiana.

“O treinamento será fundamental, seguindo as diretrizes da PMBA, para contribuir com a redução de Crimes Violentos Letais (CVLIs), entre outros delitos em nossa área de atuação”, disse.

Na solenidade, esteve presente o comandante do Comando de Policiamento da Região (CPR) Meio Oeste, coronel Arthur Mascarenhas Fernandes, que apresentou as expectativas e planos do CPR na região.

Fonte: SSP BA

Independente. Essa segue sendo a classificação dada pelo deputado federal Márcio Marinho ao comportamento do Republicanos na Câmara dos Deputados. Presidente estadual da legenda na Bahia, Marinho reforçou que integrar o governo do presidente Luiz INácio Lula da Silva (PT) seria contrário ao projeto que o partido tem para 2026, com o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. 

"O Republicanos tem um projeto de futuro, que passa pelo governador de São Paulo. Não temos mais Bolsonaro com condições políticas de disputar em 2026, e então existe um espaço que pode ser ocupado por Tarcísio. Qualquer movimentação estaríamos jogando fora o projeto que temos, de fazer a gestão do Brasil", indicou ao Bahia Notícias.

Com o partido imerso em um diálogo mais intenso com o governo federal, incluindo com a possibilidade de ter um nome ocupando um ministério. Porém Marinho reforçou que o movimento não seria de integrar a base. "Não é uma movimentação do partido, é do governo federal, com um integrante do partido, querendo buscar, cooptá-lo, com um objetivo futuro de ampliar a relação. Não tem nenhuma sinalização do presidente Marcos Pereira. Não vamos à base", disse. 

Fonte: Do Bahia Notícias
Caso aconteceu nesta quinta-feira (27), em Ilhéus. Segundo Geraldo Júnior, situação foi causada por causa pelas condições climáticas.

O avião que levava o vice-governador da Bahia, Geraldo júnior, precisou arremeter na noite desta quinta-feira (27), ao tentar pousar no aeroporto de Ilhéus, no sul da Bahia. Nas redes sociais, o político contou que ele e a equipe estão bem.

"Nosso avião teve que arremeter ao tentar pousar em Ilhéus. O ocorrido causou um momento de susto, mas estou bem e em segurança, assim como toda a equipe a bordo", disse em nota publicada nas redes sociais.

Ainda conforme foi informado pelo vice-governador, o piloto não pôde pousar a aeronave por causa das condições climáticas.

O procedimento de arremeter uma aeronave acontece quando o piloto retoma o voo depois de falhas no procedimento do pouso ou quando não é possível ter referência visual da pista.

Fonte: G1

Na noite de ontem, quinta-feira, 27, por volta das 18h30, a 86ª CIPM apreendeu um veículo clonado com suspeita de roubo e prende condutor em flagrante, na rua Félix Pinto, na cidade de Santa Rita de Cássia.

De imediato, a equipe foi até o local, onde constatou o acidente envolvendo um veículo Fiat Strada e um Chevrolet Onix de placa OUJ-6G44 (Salvador/BA).

Efetuada consulta ao sistema, verificou-se que o veículo teria placa no modelo antigo, sendo OUJ-6644 (Salvador/BA). Diante da suspeita, foi feito o procedimento de identificação veicular.

Através da análise das numerações do chassi, motor e vidros, foram verificados indícios de adulteração. Através da etiqueta de segurança contida no pára-brisa, chegou-se ao chassi pertencente ao veículo de placa OZT-2502 o qual havia sido tomado de assalto na data de 05/04/2023 ocorrido no bairro Costa Azul, em Salvador/BA.

Diante do fato, foi dada voz de prisão em flagrante ao condutor, o qual já possui registros criminais por roubo (Barra/BA), furto (Xique Xique/BA), além de porte ilegal de arma de fogo e receptação (Ibotirama/BA), sendo conduzido juntamente com o veículo à Delegacia Territorial de Santa Rita de Cássia.

Fonte: 86ª CIPM

A Polícia Civil de Barreiras está investigando uma grave denúncia contra uma mulher, acusada de torturar um garoto de seis anos, filho da babá que trabalhava em sua residência cuidando dos seus três filhos. O crime de tortura contra a criança teria acontecido no bairro Vila Dulce, em Barreiras – Bahia, no dia 22 de julho de 2023.

A mãe do menor, a babá de 25 anos, informou na polícia civil que apenas reclamou a patroa pelo ato criminoso, mas a autora se defendeu friamente , com o argumento de que precisou punir a criança para que não voltasse a mexer onde não deveria. Ela usou uma faca quente para queimar a mão direita da indefesa criança.

A babá ainda relatou que, muito chateada e preocupada com a integridade física e psicólogica do seu filho, saiu da residência onde estava trabalhando e procurou cuidar das lesões que a criança havia sofrido. Ressalta que, por não querer confusão com a patroa, não denunciou imediatamente o caso às autoridades competentes, contudo, a avó do menor indignou-se ao perceber a queimadura, e decidiu acionar a polícia e registrar o fato. Inicialmente, ambas comunicaram o caso a Polícia Militar. Uma guarnição foi até o endereço da denunciada, mas não a encontrou, em seguida orientou que a mãe formalizasse uma denuncia no complexo policial do bairro Aratu. O crime foi registrado e já está sendo investigado pela polícia judiciária.

Fonte: Alô Alô Salomão

Fonte: Grupo Santo Antonio

Queridos(as) clientes e amantes da confeitaria, temos uma notícia maravilhosa para compartilhar com todos vocês! 🍰❤️

Após um breve período de pausa, estamos de volta e repletos de energia para atender todos os seus pedidos deliciosos! Agora, ficou ainda mais fácil realizar os seus desejos açucarados, pois estaremos recebendo os pedidos exclusivamente pelo WhatsApp: 77 3639-5566📱💬

Grupo Santo Antonio o lugar certo para você e sua família! 💛💙
🖱 www.grupostoantonio.com.br

#Confeitaria #Doces #Bolos #Cupcakes #WhatsApp #Volta #Promoção #Delícias

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |