Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

A I Copa LEM de Futsal Feminino movimentou o fim de semana esportivo em Luís Eduardo Magalhães. A competição foi realizada no Ginásio de Esportes Dioclécio Severino Ramos, na Escola Municipal Ottomar Schwengber e reuniu 12 equipes.

Além do prefeito Oziel Oliveira, passaram pelo evento a deputada estadual Jusmari Oliveira; o deputado federal Otto Alencar Filho; o diretor de esportes do município, Luciano Soares; secretários, vereadores e representantes da comunidade esportiva local.

O diretor de esportes do município comemorou a realização do torneio. Para Luciano Soares este foi o marco inicial do incentivo ainda maior do esporte feminino em Luís Eduardo Magalhães.

“O poder público municipal está aqui para fomentar a prática esportiva e as competições em todas as modalidades. A Copa LEM de Futsal Feminino é um grande exemplo que organização e incentivo apresentam excelentes resultados”, frisou.

O prefeito Oziel Oliveira comemorou a realização do evento e a presença do público nos dois dias de competição. Para o gestor, o sucesso da competição é o reflexo do novo momento do esporte no município.

“As competições estão movimentando diversos pontos da cidade nas variadas categorias. A partir de agora, estaremos incentivando ainda mais as modalidades praticadas em nosso município”, comentou.

A grande vencedora da I Copa LEM de Futsal Feminino foi a equipe do Terra Agrícola. O vice-campeonato ficou com o CEU’S Rede do Bem e a terceira colocação foi para o Real Santa Cruz.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A manhã dessa segunda-feira (22) foi de orientação e atendimento especializado para as crianças que passaram pela Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel. A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada, montou uma ampla estrutura nos espaços da unidade para o Dia D, com atendimento especial de pediatria, nutricionista e dentista. No espaço, o lúdico também tomou conta da criançada com a presença dos integrantes da “Patrulha Canina” e do “Capitão América”, que comandaram a animação com músicas infantis, algodão doce e muita pipoca.



De início, os pacientes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância do cuidado com os dentes e a maneira correta de realizar a escovação. A palestra sobre uma escovação adequada ministrada pelos dentistas da unidade, teve ação conjunta no escovódromo, com utilização de próteses gigantes e entrega de kits de higiene bucal, contendo escova, creme e fio dental.



A professora do curso Nutrição, Denise Xavier e as estagiárias da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) destacaram também a alimentação ideal na infância, as consequências de alimentos contendo muito açúcar e como deve ser o acompanhamento materno na alimentação dos pequenos. Atenta às explicações, dona Larissa Pereira, moradora do Residencial Boa Sorte, aproveitou a oportunidade para avaliar a pequena Natália. “Uma ação diferente e pegou todos nós de surpresa, além da animação com brincadeiras e muito colorido, foi uma manhã de conhecimento. Estava precisando muito das orientações de hoje, em especial com a nutricionista”, disse.



Dona Selma Marques também se atentou às informações dessa manhã e ficou contente depois da avaliação do seu filho com a dentista. “Ele tem três anos e ficou muito feliz em saber que não têm cáries, nessa idade é muito difícil fazer uma escovação ideal dos dentes, por isso fiquei satisfeita com a avaliação”, argumentou.



A última palestra foi ministrada pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e várias mães e pais receberam explicações sobre engasgo infantil. Também de forma lúdica, os socorristas utilizaram bonecos para mostrar como ajudar de imediato uma criança engasgada. Acompanhado da equipe da UBS Emilly Raquel e da coordenadora Zil Borges, o secretário municipal de saúde, Anderson Vian destacou que todas as unidades de saúde do município realizam essas ações na promoção a uma saúde cada vez mais humanizada.







“O Emilly Raquel foi promovido à UBS recentemente, além da manutenção dos atendimentos pediátricos que são prestados rotineiramente às crianças também são oferecidos aos adultos, serviços como curativos, vacinas, consultas, pré-natal, preventivo, dentistas e atendimento nutricional em parceria com a UFOB. Hoje estamos fazendo a prevenção e a promoção às crianças nesse Dia D, dedicado aos atendimentos e conhecimentos que às vezes são despercebidos através dessas palestras ministradas ao longo do dia. 



Aqui são atendidos por mês, cerca de 17 mil pessoas além das crianças que têm atenção especial. A ideia é realizar essas ações durante todo ano, nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas, levando uma saúde cada vez mais humanizada desde o atendimento ao clínico até a prevenção através dessas múltiplas palestras”, destacou Anderson Vian.

 

Fonte: Dircom

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Além do trabalho da secretaria de Infraestrutura com a coleta de entulhos e lixos descartados irregularmente, limpeza de lotes e varrição das ruas, a prefeitura de Luís Eduardo também realizou um trabalho de combate à dengue e recolhimento de materiais recicláveis na manhã de hoje (19), no Parque São José.

A secretaria de Saúde enviou agentes de combate às endemias que conscientizaram os moradores sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya e eliminaram possíveis criadouros e focos do Aedes Aegipty.

Na área do meio ambiente, uma equipe da Coleta Seletiva Solidária tirou das ruas e lotes materiais recicláveis que foram descartados em locais inadequados, além de recolher produtos reaproveitáveis nas residências.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária, Alcides Meira, um trabalho importante para a comunidade e para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, porque gera emprego e renda para os associados, com a separação de materiais como plástico, vidro, alumínio e papelão.

Na próxima quinta-feira (25), a equipe da Coleta Seletiva Solidária também estará no bairro Jardim das Acácias, a partir das 8h, realizando o trabalho de conscientização ambiental e o recolhimento de materiais recicláveis. O início dos trabalhos será no mercado municipal.

“Além de ajudar na questão ambiental, com a manutenção da limpeza das ruas, a coleta seletiva também é um importante fator social, por isso a população deve colaborar”, comentou Alcides Meira.

Ainda na manhã desta sexta-feira (19), fiscais ambientais também apuraram denúncias e multaram responsáveis por irregularidades como esgoto lançado a céu aberto e depósitos irregulares de entulho no bairro Verde Vida.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Secretaria de Educação, Cultura, e Esporte e Lazer de Barreiras aplicou nestas terça e quarta-feira, 16 e 17, os simulados da prova do Saeb para mais de 5 mil alunos. A partir de agora, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc, também conhecida como Prova Brasil) deixam de existir com essa nomenclatura e todas as avaliações externas serão identificadas como Saeb, desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicadas em escolas públicas de todo o Brasil, com objetivo de fazer um diagnóstico da educação básica no país.

Essa é a quinta edição do simulado da rede municipal de ensino de Barreiras, que também será aplicado nas escolas do campo, de 18 a 26 de julho. Participaram em dois dias de simulados as turmas de 2º ano que responderam 40 questões de múltipla escolha e três de escrita, os alunos do 5º ano responderam 44 questões e do 9º ano responderam 52 questões de múltipla escolha com abordagem nos assuntos de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, referentes à resolução de problemas.



Esse acompanhamento faz parte de um cronograma pedagógico, elaborado pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Educação, voltado à preparação dos estudantes para Prova Saeb, que será realizada em outubro de 2019. O exame tem o objetivo de preparar os estudantes para avaliações complexas que necessitam de habilidades e competências, principalmente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, para estudantes do ensino fundamental.



“Estas mudanças estão dentro do compasso da avaliação educacional com a implementação da BNCC. Estamos acompanhando passo a passo o desenvolvimento dos nossos estudantes, e é muito importante esse processo de conscientização sobre a avaliação, que farão no fim do ano. Esse simulado também ajudará as escolas a sinalizarem os indicadores que precisam melhorar e o trabalho feito em sala de aula com os descritores da Prova Saeb. Enfim, a avaliação nos ajuda a visualizar de forma real como os nossos estudantes estão e o quanto a escola pode melhorar”, enfatizou a secretária de educação, Cátia Alencar.



Avaliação

Teve estudante que tirou de letra e disse que o simulado não estava tão difícil quanto imaginava. Esse foi o caso de Lorena da Silva, 10 anos, do 5º ano, que enfatizou que estava muito tranquila durante a avaliação. “Eu achei a prova fácil e leve. Até consegui fazer a prova tranquila e acredito que me saí bem”, destacou.

Depois do período de avaliação a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação fará uma análise minuciosa a partir dos resultados de cada escola e estudante, e em seguida dará uma devolutiva para as unidades, sinalizando, por exemplo, determinados conteúdos que precisam ser mais trabalhados em sala de aula.

Fonte: Dircom

Na noite desta quarta-feira (17), a secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Luís Eduardo Magalhães, realizou o congresso técnico da 1º Copa LEM de Futsal Feminino. O evento aconteceu na sala do Sistema Nacional de Empregos (SINE), que fica no prédio da secretaria de Trabalho e Assistência Social e reuniu representantes e atletas das equipes inscritas na competição.

O encontro tratou de assuntos relacionados à disputa, instruiu os times e esclareceu dúvidas para o campeonato que vai ser realizado nos dias 20 e 21 de julho, na Quadra Dioclécio Severino Ramos, na Escola Municipal Ottomar Schwengber. Para o diretor de Esportes, Luciano Soares, a competição marca o início de uma nova etapa do futsal no município, que terá todo o apoio da gestão pública.

“Estamos aqui para garantir o acesso de todas as mulheres interessadas em praticar o esporte. Não tenham dúvidas que este será o primeiro campeonato feminino de uma série que estamos organizando em Luís Eduardo Magalhães”, comentou o diretor.

Durante o evento, o prefeito Oziel Oliveira destacou o importante momento do esporte em Luís Eduardo Magalhães. O chefe do executivo municipal falou sobre o apoio dado às diversas modalidades e a inserção das mulheres nas competições. “Elas ganham cada vez mais espaço em todos os setores da sociedade e no esporte não é diferente. E o nosso papel é fomentar a presença feminina nas competições realizadas dentro e fora do nosso município”, salientou.

Miuka Rodrigues é técnica de uma das equipes e ficou satisfeita com a realização do congresso técnico. Ela acredita que as explicações prévias evitam problemas durante a competição. “Está tudo muito bem esclarecido e tenho certeza que a Copa será realizada sem nenhum tipo de problema”, comentou.

Elidiane Rodrigues é jogadora e também faz parte da comissão técnica de um dos times que confirmaram presença. Buru, como é conhecida no meio esportivo, também aprovou a iniciativa. “Isso é uma demonstração clara de comprometimento e organização da equipe responsável pelo torneio”, elogiou.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Desde o início desta gestão, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães tem investido pesado no aprimoramento da Guarda Civil Municipal (GCM), o que tem contribuído para mudar a realidade da segurança em nosso município, as condições de trabalho dos nossos guardas municipais, além de proporcionar um melhor atendimento à população e o fortalecimento das parcerias com os órgãos públicos da esfera estadual.

O prefeito Oziel Oliveira aprovou e colocou em vigor o estatuto da GCM, que favoreceu o rendimento salarial dos servidores e a cada ano busca investir mais recursos para que a categoria realize suas atividades com toda a estrutura necessária, dignificando a ação da GCM. Já foram adquiridos cinco novos carros, nove motos e 57 coletes balísticos.

As ocorrências da GCM são realizadas através dos números 153, (77) 3628 3862 e (77) 9 9701 4560, onde uma média de 50 solicitações são recebidas por dia. Para agilizar o atendimento, até o final deste mês de julho, será reativada a central de rádio no quartel da GCM, que recebe as solicitações das ocorrências, o que proporcionará uma comunicação mais eficiente junto os guardas e as viaturas.

De acordo com o relatório de atendimentos do 1° semestres de 2019, foram realizadas 106 ocorrências junto à Guarda Civil Municipal, entre elas: furto, agressão, homicídio, apoio ao SAMU, acidente de trânsito e perturbação do sossego. O comandante da GCM, Gandis Lopes, informou que esses atendimentos são realizados dando apoio ao SAMU, a Polícia Militar e Civil e o Conselho Tutelar, além da proteção aos patrimônios públicos.

“Hoje, a Guarda Civil Municipal tem atuado para coibir possíveis ações libidinosas ou atos ilícitos, e isso só é possível graças aos investimentos que recebemos do prefeito Oziel Oliveira, como viaturas, motos, os coletes balísticos e treinamento que tivemos com as forças de segurança da cidade”, declarou o comandante.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, todo e qualquer investimento na GCM é retorno em mais segurança para a população. “Sempre olhei para a Guarda Municipal como prioridade, e vi como esses profissionais ficaram abandonados nos últimos anos. Com o estatuto que criei, conseguimos contribuir para que a atividade desses profissionais seja efetiva e eficiente, gerando mais segurança ao nosso povo”, assegurou o gestor.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Após anos no esquecimento, a expectativa pela retomada das obras da creche do Bairro Sombra da Tarde chegou ao fim. No final da tarde desta segunda-feira, 15, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama, Marisete Bastos, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Felipe, dos vereadores: Cézar da Vila, Graça Melo, Eugênio Fernandes, Otoniel Teixeira, Alcione Rodrigues, Gilson Rodrigues, Silma Alves, Francisco Sobrinho e Hipólito dos Passos, assinou com a presença da comunidade, a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos para retomada da construção da creche. O objetivo do Governo Municipal é oferecer até 2020, dentro do Projeto Educa Barreiras, cinco novas creches para atender às crianças do município.

“Hoje, a palavra de ordem do dia é gratidão, ver esse sonho se realizar emociona todo cidadão que preza pela educação no nosso município. É muito bom ver esse projeto se concretizar, dando às famílias a oportunidade de colocar seus filhos em um ambiente que será seguro e adequado”, destacou a subsecretária de educação, cultura, esporte e lazer, Emília Moreno.



Com cerca de 900 metros quadrados de área, a creche terá capacidade para atender mais de 200 crianças, divididas em dois turnos do dia (matutino e vespertino), a administração também pode optar pela educação em tempo integral. Segundo a empregada doméstica, Jucicleide do Santos, esse é um momento de alegria no Bairro Sombra da Tarde. “Estou morando há oito meses aqui, a creche está chegando em boa hora. Estou cuidando do meu sobrinho, agora terei a chance de procurar outro emprego porque teremos a creche para deixá-lo, além de mim, muitas mães também serão beneficiadas”, disse a moradora.

Segundo o prefeito Zito Barbosa, essa é a penúltima de 12 obras que sua administração encontrou paralisadas, e em respeito ao dinheiro público todas estão sendo retomadas. Ele salientou também, que este é o momento de investir os recursos públicos municipais com responsabilidade para consolidar Barreiras, como a Capital do Oeste.



“Ainda este mês, pretendemos dar a ordem de serviço para a continuidade das obras também da creche do Barreiras I, a última das 12 obras que encontramos paralisadas, com o dinheiro do povo se perdendo. Retomamos as obras de três postos de saúde, do CEUs, no Bairro Cascalheira, do Complexo Esportivo Deputado Luiz Braga em Barreirinhas e do Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade. Eram recursos do povo de Barreiras que estavam abandonados, e que com o empenho da nossa equipe e o apoio dos vereadores que nos apoiam na Câmara Municipal, estão todas em andamento. Essa é a demonstração de que quando se tem planejamento e uma gestão comprometida com a correta aplicação dos recursos públicos é possível transformamos nossa cidade em um canteiro de obras, e é o que temos feito”, enfatizou o prefeito.



O evento também foi prestigiado pelos secretários municipais: João Sá Teles (Infraestrutura), Júnior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito), Anderson Vian (Saúde), Gislaine Barbosa (Administração e Planejamento) e José Marques (Agricultura). Em seguidas a comitiva seguiu ao Bairro Mimoso, onde inauguraram a pavimentação asfáltica e sinalização das ruas do 

Fonte: DIRCOM

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, realiza nos dias 20 e 21 de julho, a I Copa LEM de Futsal Feminino. A competição reunirá 12 equipes e as partidas serão na quadra de esportes Dioclécio Severino Ramos, na Escola Municipal Ottomar Schwengber. As inscrições foram 10 kg de alimentos que serão doados para instituições de apoio a pessoas carentes.

“O esporte vive um novo momento em nossa cidade e agora as mulheres também serão incentivadas a participar de diversos eventos”, comentou o diretor de esportes, Luciano Soares.

O prefeito Oziel Oliveira está dando atenção especial a diversas modalidades esportivas em Luís Eduardo Magalhães. De acordo com o chefe do poder executivo, uma linha de atuação que vai crescer ainda mais no município.

“Este ano tivemos grandes eventos esportivos na nossa cidade e ainda teremos muito mais. Esporte é saúde, inclusão social e lazer para pessoas de todas as idades e precisamos fomentar todas as modalidades”, encerrou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio das secretarias de Saúde e de Trabalho e Assistência Social, concluiu mais um ciclo de atividades do programa Mãe e Filho com Amor, na tarde do sábado (13) no Centro Cultural.

Desde o início das atividades, em 2017, cerca de 800 gestantes já participaram do programa que as prepara do início ao final da gestação, com a realização de palestras educativas e preventivas sobre temas relacionados à gravidez, estimula a adesão ao pré-natal com consultas e exames regulares, além de receberem atenção e atendimento especial da equipe do programa que é composta por enfermeiros, médico, nutricionista, cirurgião dentista e assistente social.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, a meta do Mãe e Filho com Amor é garantir um parto seguro para as mães e os bebês. “Aqui elas recebem todo o apoio do poder público municipal e as gestantes tiveram agendas específicas para a realização de ultrassonografia e exames laboratoriais” comentou o gestor.

No final do evento, as mamães foram contempladas com um kit contendo itens básicos para os primeiros cuidados com o recém-nascido, que é disponibilizado gratuitamente pela secretaria de Trabalho e Assistência Social. “Muitas mães não podem comprar o enxoval para o seu bebê e a entrega desse kit é muito importante para boa parte delas” explicou Oziel Oliveira.

A estudante Raquel Soares foi uma das beneficiadas. Gestante pela primeira vez, a jovem de 23 anos se sente segura para o nascimento do primeiro filho. “O programa foi muito importante para a minha gravidez. Recebi todas as orientações e me preparei para o momento mais importante da minha vida”, concluiu a futura mamãe.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |